Historia social da criança e da familia

Páginas: 6 (1390 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
INTRODUÇÃO

História social da criança e da família do autor Philippe Ariés, relata a pouca importância que a criança recebia no seio da família no século no século XII. Contudo, o autor nos mostra uma representação e contribuição de origem sagrada, representado pela a família desse século, era como se a vida em família de um homem fosse somente um simples ofício. Philippe Ariés ressalta que atemática abordada neste foi uma constante preocupação ao longo de sua vida historiadora e medievalista da família e infância. Como aspecto principal de sua abordagem, surge o papel da família que é citado pelo autor como uma evolução maciça durante os séculos XVI e XVII. Surgindo também o sentimento sobre a infância, os tratos e práticas de educação. O autor chama a atenção dos pais sobre comoeducar seus filhos.
Este livro vai desvendando a história da criança, sendo que a mesma, até o período histórico denominado idade média, não possuíam espaço no seio familiar, e eram tratados como pequenos adultos. As relações das crianças com seus pais e parentes era discutidos sobre vários aspectos, o desejo ou não de se ter filhos, o parto, o batismo, a apresentação das crianças a comunidade e amorte de mães e crianças. Constatava que até o impacto da medicina moderna, no final do século XVI, ter filhos era um empreendimento arriscado mas isso não impedia a expectativas de procriação entre aqueles que se casavam. Philippe Ariés nos mostra a evolução do homem e da mulher no anseio de formar uma família, quando ele cita, “O homem não está mais sozinho”, “O casal não é mais imaginário doamor cortês”. Nesse tempo o autor nos faz pensar no surgimento da família como fundamentos para a participação da mulher no trabalho e perto do homem, na sala e nos campos. O estudo de Philippe Ariés possui dois fios condutores; o primeiro é constatação de que a ausência do sentido de “infância”, tal como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano até o fim da idade média. O segundo é queeste mesmo processo de definição da infância como período distinto da vida adulta, também abre as portas para uma análise do novo lugar assumido pela criança e pela família nas sociedades modernas.


HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA

A Família
Convém observar a importância assumida pela pesquisa de Philippe Ariés, em sua obra História Social da Criança e da Família. O pesquisadorfrancês vai apontar que o conceito ou idéia que se tem da infância dentro da família não foi visto como um ser em desenvolvimento, com característica e necessidades próprias e sim como um adulto em mini cultura.
A constituição desse novo conceito de infância visto pela família nos séculos XVII para o XVIII, define como um período de ingenuidade e fragilidade do ser humano. A representação da famíliaé vista por um lado da história dramática que ilustra o lado frágil de um tema familiar. Essa representação começa pelo noivado a seguir, a jovem mulher aparece vestida com um traje de cerimônia sobre o qual foram costurados pequenos discos de metal, seriam simples enfeites ou seriam moedas, já que as moedas desempenhavam um papel no folclore do casamento e do batismo. Ao longo do percursopercorrido o rito e cerimônia do casamento, continua no momento em que um dos cônjuges segura uma coroa sobre a cabeça do outro, então os noivos tem o direito de se beijar.
O interesse geral dessa obra é fornecer saberes necessário a pratica educativa com relação ao aparecimento da família na idade media. Todavia o objetivo do autor Philippe Ariés, é mostrar a construção dessa família conjugal modernaque seria, portanto a conseqüência de uma evolução que no final da idade média, teria enfraquecido a linhagem e as tendências à indivisão.
Na realidade a história das relações entre a linhagem e a família, é mais complicada. Ela foi acompanhada no G. Duby na região do Môcannais do século IX ao XIII inclusive. No estado, franco escreve G. Duby “a família do século X”, ao que tudo indica, era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia social da criança e da familia
  • Historia Social da criança e da familia
  • A história social da família e da criança
  • Historia social da criança e da familia
  • História Social da Criança e da Família.
  • história social da criança e da familia
  • Historia Social da criança e da família
  • História social da criança e da familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!