HISTORIA SÃO JOSE DOS CAMPOS

Páginas: 34 (8475 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PEQUENA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Nomes recebidos: Aldeia do Rio Comprido, Aldeia de São José do Paraíba, Vila Nova de São José do Paraíba, Vila de São José do Sul. Em 1871, com o advento da Lei nº 47, ganhou o nome de São José dos Campos, em razão dos campos compreendidos pelo município.

Por que São José dos Campos foi fundada?: São José foi fundada no Vale do RioComprido, por ordem do padre José de Anchieta. Nascia a Aldeia de São José do Rio Comprido pela reunião de índios já catequizados, formando uma fazenda de gado. Mas o Vale do Rio Comprido não era bom para sediar aldeia de índios, pois não oferecia defesa contra os caçadores de índios que os escravizava nos engenhos de cana-de-açúcar. A topografia ali dava perfeita visão aos caçadores. Era precisoarranjar outro local. Os jesuítas arranjaram com o fidalgo João Luiz Mafra uma sesmaria de 4 léguas no planalto do centro atual da cidade, perto do Rio Paraíba. No local a defesa era fácil porque a aldeia ficava em ponto e tinha em seu redor o banhado lodoso, por onde os ataques seriam frustados. Nesse local tomou de Aldeia de São José do Paraíba.

Fundador: Há divergência entre os historiados,mas uma carta de Anchieta ao padre- mestre Diogo Laynez, preposto-geral, em 16 de abril de 1563, prova que o fundador foi realmente o Padre José de Anchieta.

Data de Fundação: ( elevada à categoria de Vila) - 27 de julho de 1767.



PATRIMÔNIO HISTORICO

Histórico

O território joseense foi inicialmente ocupado por uma fazenda de pecuária criada oficialmente a partir da concessão desesmarias, por volta de 1590, a pedido de padres jesuítas. Essa fazenda localizava-se às margens do Rio Comprido, hoje divisa natural entre São José e Jacareí.

A classificação como fazenda de gado foi um artifício usado pelos jesuítas para ocultar dos bandeirantes uma missão catequetética.

A Lei de 10 de setembro de 1611 que regulamentava de aldeamentos de índios dispersos, administrados porreligiosos, transformou oficialmente a fazenda em missão de catequese. Esse fato causou desagrado aos colonos que muito necessitavam da mão de obra indígena e que tiveram suas ações dificultadas. O resultado desse conflito entre religiosos e colonos culminou com a expulsão dos jesuítas em 1640 e a conseqüente extinção da missão pela dispersão dos aldeados.

Alguns anos mais tarde, como o"esquecimento" da expulsão por parte dos paulistas, os jesuítas reapareceram no Vale do Paraíba em nova sesmaria, distante cerca de 15 km a nordeste da aldeia velha, onde hoje se encontra o centro comercial. Do novo local tinha-se uma visão privilegiada da área que circundava a aldeia nova, garantindo maior segurança contra invasões, enchentes e permitindo boa ventilação e insolação. Apesar de ser umanova missão, ora oficialmente tratada como fazenda de gado.

Sabe-se ainda que a organização urbana no plano teórico e prático da aldeia, é obra atribuída ao padre jesuíta Manoel de Leão, cuja principal ocupação era a de ser administrador, estando em São Paulo desde de o ano de 1663, encontra-se à frente das fazendas mais remotas. Entre estas, figura-se o aldeamento em solo joseense.

Em 1662essa aldeia aparece com o nome de "Residência do Paraíba do Sul" e em 1696 como "Residência de São José".

Com o início do ciclo da mineração , o aldeamento passa por sérias dificuldades devido a saída de braços para o trabalho mas minas.

Nota-se, ainda, por parte dos padres um certo abandono em relação ao destino da aldeia.

Após a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, todos os bens dessaordem religiosa, tais como fazendas, colégio e aldeias passaram para a custódia da Coroa. Esta determinou o governador, D. Luis Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, que tornasse essas novas propriedades produtivas.

O governador pediu e obteve do Vice-Rei autorização para criar freguesias e Vilas.

A 27 de julho de 1767 foi formalizada a ereção de Aldeia em Vila de São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um pouco da história de são josé dos campos
  • A história da cidade de são josé dos campos
  • Paisagem de sao jose dos campos
  • Sao jose dos campos
  • história de são josé do egito
  • Arquitetura Moderna em São José dos Campos
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
  • Estação Intermodal São José dos Campos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!