HISTORIA GERAL RESUMO A PARTIR IDADE CONTEMPORANEA

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
Seu nome
Nome do professor, Turma

Introdução
Idade contemporânea – séculos XVIII e XIX.
Autor
Descreva a vida do autor, concentrando-se no período que inclui a redação deste livro.
Tópicos principais
A revolução francesa
A era napoleônica
A revolução Industrial
O liberalismo e as novas doutrinas sociais
A Europa do século XIX
A América do século XIX
O imperialismo do século XIXHistória
Divida o livro em um número lógico de seções. Este exemplo mostra “Início”, “Meio” e “Fim”, mas os livros geralmente têm muitas outras seções relevantes.

Temas
A revolução francesa.
Prova definitiva da maturidade burguesa; queda do absolutismo; tomada do poder político pela burguesia; fim dos entraves ao capitalismo que eram provocados pela estrutura tradicional de propriedade e de produção(feudalismo), tributos e servidão os quais se apoiavam na ordem política do antigo regime.
Outras causas que agravou a situação foram o crescimento demográfico verso baixo crescimento econômico, pequena produção agrícola decorrente dos entraves feudais. A fome e a miséria se alastravam enquanto que a nobreza obtinha todos os privilégios.
A burguesia soube assumir as insatisfações do período, vindo aliderar diversos grupos sociais com o objetivo de derrubar as estruturas políticas vigentes. E sentia-se como a locomotiva que impulsionava toda a nação e via a revolução como algo para o povo e não somente para o burguês.
Com a concorrência dos produtos industriais ingleses, surgiu uma onda de falências, desemprego e queda de salários, arruinando o comércio nacional francês. Paralelo a isto,fenômenos climáticos: inundações e secas comprometeram a agricultura o que elevou os preços dos produtos essenciais, causando insatisfação geral.
Embora a maior parte da nobreza defendesse a limitação da autoridade real, com ideal à liberdade individual, era intransigente na manutenção dos seus privilégios feudais a fim de sanar a série crise socioeconômica nacional.
Convenção Nacional
Assumiu ogoverno francês em 1792 – 1795; formadas por girondinos (direita) representante da grande burguesia; os deputados de centro – sem posição politica definida e; os jacobinos, à esquerda, formava o partido da Montanha. Os conflitos se agravavam a medida que cresciam as dificuldades econômicas e militares. É desse período que herdamos a expressão “esquerda, direita” quando nos referimos as posiçõessociopolíticas progressivas e conservadores, respectivamente. No primeiro período da Convenção, documentos secretos de Luis XV foram descoberto, os quais provavam o comprometimento com o rei da Austria. O que o levou a ser julgado como traidor. Em convrnção, alguns optaram pelo indulto do rei, outros pela pena de morte. Em 1793 o rei Luis XV foi quilhotinado e países europes, temendo que o exemplofrancês refletisse em seus territórios, formaram a Primeira Coligação contra a França, encabeçada pela Inglaterra, a qual financiava os grandes exércitos continentais a fim de conter a ascensão burguesa da França, sua maior rival comercial da Europa.
Diante a ameaça externa e a crise financeira, os jacobinos prenderam o lideres girondinos e assumiram o poder, dando inicio a Convenção da Montanha. Esseperíodo foi o mais radical de toda a Revolução Francesa. Nova Constituição foi aprovada (Constituição do ano I). o governo era dirigido por meio de Comite de Salvação Pública (adm e seg externa) e Comite de Salvação Nacional (seg interna) e ainda o tribunal Revolucionario (julgava os opositores da Revolução).
Durante o governo montanhês a radicalização chegou ao auge, levando dezenas de milhares aguilhotina.
Administrativamente, o governo montanhês adotou medidas que favoreceram a população, como a Lei do Preço Máximo, a decretação da abolição da escravidão nas colônias, o fim de todos os privilégios, a criação de ensino publico e gratuito, acabar com a supremacia da religião católica e de seu clero, e etc.
As divergências entre os revolucionários dentro da Convenção desagregavam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • da pré-história a idade contemporanea
  • Uma história da infância da idade média à época contemporânea no ocidente colin heywood (resumo)
  • Historia Contemporanea
  • Resumo Geral História do DIREITO
  • Resumo de história econômica geral
  • Resumo história geral
  • História da Ginástica
  • Resumo do Livro História dos Gerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!