HISTORIA FORMAÇÃO HUMANISTICA

2080 palavras 9 páginas
QUESTÃO 01 – A partir de conhecimento obtido com a leitura dos textos e as discussões em sala de aula, aliadas a prática de estágio (ou, se for o caso, a própria prática profissional), explique quais as dificuldades para implementar um ensino de história qualitativo, isto é, preocupado com uma formação humanística do aluno. Sugira, também, alternativa de superação dos entraves identificados.

RESPOSTA:

O ensino de História tem sido considerado como dispensável, ou mesmo inútil, nos currículos atuais. Tal posicionamento, falso e ideologicamente perigoso, segundo MOREIRA:
[...] parte do principio de que o ser humano é simplesmente uma coisa entre outras, um ser que pouco ou nada faz além de trabalhar e consumir. (p 18) Quando refletimos sobre isso, percebemos que aqueles que defendem essa posição desconsideram o ser humano como um ser de cultura, que enriquece e diversifica a vida humana, tornando o ensino de História importante e necessário para compreensão de nossa identidade social e nosso papel, enquanto cidadãos plenamente conscientes e sujeitos de sua própria história. Essa dificuldade está bem explícita na maioria dos estudantes, tanto das séries iniciais, como nos demais seguimentos da vida escolar. Isto deve-se ao fato de que vivemos numa sociedade consumista, que somente dá importância ao que é atual desconectando completamente nossas experiências passadas. Para MOREIRA:
É por conhecermos nosso próprio passado que somos capazes de entender nosso papel no presente e agir no mundo de modo a transformá-lo no futuro. (p 19) Essa conexão consciente nos identifica como seres sociais e participativos na vida cotidiana, na transformação da sociedade e autores de nosso próprio destino. Outro desafio está no pressuposto de que a História estuda a experiência das pessoas no tempo. MOREIRA, explica que:
[...] nossa prática educativa deve objetivar justamente que cada aluno e cada aluna percebam que, para além das experiências alheias (vividas

Relacionados

  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos De Economia Vasconcellos E Garcia
    100440 palavras | 402 páginas
  • Fundamentos de Economia Vasconcellos e Garcia
    100440 palavras | 402 páginas