Historia em quadrinhos

Páginas: 14 (3331 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

A arte de desenhar para contar histórias é usada há milhares de anos. Os homens das cavernas mostravam através de desenhos, cena de suas caçadas e a partir das imagens desenhadas nas rochas era possível fazer uma leitura do ocorrido.
Podemos entender que a partir de então temos uma forma de comunicação não verbal que dá origem as narrativas visuais onde palavras são totalmentedispensáveis e sucessivamente a junção do visual e do verbal deu origem as atraentes HQs.
Embora as narrativas visuais sejam antigas , as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal.
Elas são acima de qualquer suspeita, textos criativos, dinâmicos e certamente conhecidos dos alunos, portanto excelentes aliadas para o professor que busca meios de incentivar seus alunos a gostar de ler . Esse gênero propicia aos alunos o processamento de inferências, isto é, ao decifrar o código escrito, eles buscam a complementação do sentido, que se dá com a observação das imagens e com a recorrência a aspectos extralinguísticos (conhecimento de mundo).

INÍCIO DOS QUADRINHOS NO BRASIL

Os quadrinhos no Brasil têm uma longa história,que começa no século 19.
Quem fez a primeira história em quadrinhos no Brasil foi Angelo Agostini.
Ele iniciou a tradição de colocar quadrinhos no jornal [que tem até hoje] e criou o personagem Zé-Caipora.
Em 1960 lançou uma revista em quadrinhos com personagens e temas brasileiros: "O Pererê" com texto e ilustrações de Ziraldo. O personagem principal era um saci e não raro suas aventurastinham um fundo ecológico ou educacional.
Os quadrinhos de super-heróis tiveram vários personagens brasileiros lançados em revista nessa época: Capitão 7 (mistura de Flash Gordon com Super-Homem), Escorpião (cópia do Fantasma) e Raio Negro (baseado no Lanterna Verde da Era de Prata com o visual do Cíclope do X-Men).
Com o golpe militar houve uma nova onda de moralismo que bateu de frente com osquadrinhos. Em compensação, esse movimento inspirou publicações jornalísticas cheias de charges como O Pasquim que, embora perseguido pela censura, criticavam a ditadura incansavelmente.

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO HQ

A oralidade em sua construção

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÂO ENREDOS NARRADOS QUADRO A QUADRO POR MEIO DE DESENHOS E TEXTOS QUE UTILIZAM O DISCURSO DIRETO,CARACTERÍSTICOS DALÍNGUA FALADA. ASSIM, JUSTIFICA-SE A PESQUISA PELO INTERESSE DE DEMONSTRAR COMO AS ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO FALADO SÃO UTILIZADAS NA CONSTRUÇÂO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUE POSSUI EM SEU TEXTO ESCRITO,CARACTERÍSTICAS PRÓXIMAS A UMA CONVERSAÇÂO FACE A FACE,ALÉM DE APRESENTAR ELEMENTOS VISUAIS COMPLEMENTADORES Á COMPREENSÃO, TORNANDO ESTE ESTUDO BASTANTE PRAZEROSO,POIS A LEITURA DE UMAHQ CAUSA NO LEITOR UM DETERMINADO FASCÍNIO DEVIDO Á COMBINAÇÂO DE TODOS ESSESELEMENTOS . OS OBJETIVOS QUE NORTEIAM ESTE trabalho SÃO OS DE ANALISAR AS CARACTERISTICAS DO TEXTO FALANDO DA LINGUAGEM DAS HQS. OS ELEMENTOS DAS HQS SÃO REPRESENTADOS NO AUXÍLIO DA COMPRENSÂO DA NARRATIVA.
O OBJETIVO ANALISADO CONSTITUI-SE DE UMA HQS DE MAURICÌO DE SOUZA, CRIADOR DOS PERSONAGENS DA REVISTA ``A TURMADA MÔNICA`` INTITULADA``CEBOLINHA EM O NOVO PLANO``
ESSE ESTUDO POSSIBILITARÀ FUTUROS APROFUNDAMENTOS REFERENTES À ORALIDADE NESSE GÊNERO DISCUSIVO, COSIDERANDO QUE A RIQUEZA DE DETALHES ENCONTRADA NO TEXTO DA HQS ANALISADA EVIDENCIA QUE AS CARACTERÌSTICAS DA LÌNGUA FALADA, ALIADAS À RECURSOS VISUAIS E RECURSO DA LÌNGUA ESCRITA SÂO RECORRENTES NESTE GÊNERO DISCURSIVO.

Fundamentação TeóricaAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS CONSTITUEM UM GÊNERO DISCURSIVO SECUNDÁRIO QUE, APARECEM EM CIRCUNSTÂNCIA DE COMUNICAÇÃO CULTURAL NA FORMA ESCRITA E QUE, MUITAS VEZES EM FUNÇÃO DO ENREDO DESENVOLVIDO, ENGLOBAM OS GÊNEROS DISCURSIVOS PRIMÁRIOS CORRESPONDENTES A CIRCUNSTÂNCIA DE COMUNICAÇÂO VERBAL ESPONTÃNEA.OUTRA CARACTERÍSTICA É O FATO DE QUE, SEGUNDO ASSIS, OS GÊNEROS PRODUZIDOS NA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História em Quadrinhos
  • Historias em quadrinhos
  • Historia em quadrinhos
  • historia em quadrinhos
  • História em Quadrinhos
  • História em quadrinhos
  • historia em quadrinhos
  • Histórias em Quadrinhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!