Historia dos calandarios

411 palavras 2 páginas
A História dos Calendários
Os primeiros calendários eram instrumentos destinados a fornecer as indicações astronômicas ou astrológicas (dia e mês).
Atualmente, calendário é um sistema de contagem de tempo relativamente longo (maior que um dia). O calendário é uma escala que divide o tempo em dias, semanas, meses e anos.
Os calendários surgiram com a necessidade do homem de contar o tempo e controlar suas atividades. As estações ocorriam e ocorrem de forma regular a cada 365,25 dias, que é a duração do nosso ano.
Calendário Babilônico: o ano não tinha um numero de dias fixo. O ano era dividido em 12 meses lunares de 29 ou 30 dias cada o que somava 354 dias. Para acertar a data das estações do ano os babilônios adicionavam um 13o mês a cada três anos, assim as estações não ficavam muito defasadas com o passar do tempo, mas essa adição do 13º não era muito regular, por causa da dificuldade no transito das informações. Também faziam a divisão do mês em semanas de sete dias.
Calendário Egípcio: é um calendário baseado no movimento solar. O ano tinha 365 dias, divididos em 12 meses de 30 dias que somam 360 dias e mais 5 dias de festas depois da colheita. Eles tinham conhecimento de que o ano tinha 365,25 dias, mas até serem invadidos pelos romanos no século I a.C. eles não faziam a correção de adicionar um dia a mais a cada quatro anos.
Calendário Grego: baseado nos movimentos solares e lunares, seguindo um padrão parecido com o calendário babilônico, porém a intercalação do 13º mês era bem mais bagunçada.
Os índios americanos - Maias, Astecas e Incas - também tinham calendários baseados principalmente no mês lunar.
Hoje em dia temos basicamente três calendários em vigência no mundo.

Um deles é o calendário que nós usamos e que conta os anos a partir do nascimento de Cristo, ou seja, o ano em que Cristo nasceu foi o ano 1.

Os outros são: os calendários muçulmanos e israelitas que não consideram o nascimento de Cristo e por isso apresentam anos diferentes do

Relacionados

  • Martifer Solar
    8785 palavras | 36 páginas