historia do turismo

Páginas: 10 (2407 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
O primeiro indício do turismo como produto de consumo deu-se no século XIX, quando Thomas Cook* planejou a primeira viagem em grupo fretando um trem com o objetivo de diminuir as tarifas possibilitando um maior número de pessoas a usufruírem da viagem. Dessa forma, “Cook tornou acessível à viagem e o turismo a pessoas da classe trabalhadora e da classe média, padronizando-os e produzindo-os emmassa. Nesse momento, o turismo acabou assemelhando-se à produção fordista (Henry Ford – automóveis)”. (http://www.desvendar.com/especiais/historiadoturismo/thomas_cook.asp)
A partir da idéia de Cook, se desenvolveu a estrutura de viagens que é muito utilizada desde o século XX, o turismo de massa. Um bom exemplo para ilustrar esse progresso é o caso da Operadora de turismo CVC “que foi aprimeira companhia a fretar aviões, a oferecer o parcelamento de viagens e a desenvolver produtos turísticos que cabiam no bolso do cidadão”.
http://www.casodesucesso.com/?cid=36. As operadoras utilizam os estereótipos dos destinos que até então eram somente frequentados pela elite como chamariz para tornar um sonho de viagem possível. Porém, por de trás da descoberta de novos lugares e usufruto dosmesmos pelos turistas, com o tempo percebeu-se uma serie de alterações no meio ambiente, pois naquele período não existia uma preocupação com os impactos ambientais que aquela atividade poderia gerar.
No momento em que o turismo de massa chega ao destino, ele deixa de ser qualitativo e passa a ser quantitativo. Os locais são explorados sem limite e sem respeito impulsionando irremediavelmente umesgotamento e, consequentemente, uma repulsa da demanda, logo, de investimentos. Dessa forma, inicia-se o ciclo de vida do destino – como exemplo pode citar o litoral santista próximo a São Paulo que, com a poluição causada por ligações clandestinas de esgoto, levou o turista a buscar novas praias como Peruíbe no sul paulista, São Sebastião (Ilhabela) e Ubatuba. Com o aumento do número de turistasnessas áreas notou-se que ocorreu o mesmo problema da degradação do ambiente natural como as praias de Santos. À sua maneira, Karl Marx diria: “O capital é seu próprio coveiro ou a barreira de si mesmo”.( MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Bertrand Brasil: DIFEL, 1987. Livro 1.)
Além de todos os problemas sócios econômicos e ambientais, o turismo de massa não permite ointercambio de informação, as variáveis da viagem se vêem assim, neutralizadas, imobilizadas, cortadas de seus objetivos profundos pelos modos de organização da indústria do turismo que busca um retorno imediato de capital. Contraditoriamente, apesar do deslocamento geográfico, esta indústria também faz com que os seus clientes viagem em seu próprio mundo. A super organização, a procura de um lucromáximo, acabam matando o espírito de aventura da viagem. O inesperado não é esperado.
A tendência à homogeneização e padronização inerente a atividade turística de massa advinda da globalização, põe em risco, não somente, a identidade e o simbolismo do patrimônio cultural local, mas também regional e nacional, superpondo-lhe concepções e valores de uma cultura mundial. A adoção destes novos valoresdecreta também a morte da tradição, e provoca segregações e frustações sociais, diante do novo universo modelado na ideologia dominante, criando graves conflitos entre classes sócias e entre o local e o universal, difíceis de ser superados.
Existem estudos que discutem sobre os “impactos do turismo” nas comunidades onde os nativos deixam sua “função original” para assumirem outro papel. Isso éfato, acontece em lugares em que a economia passa a depender principalmente do turismo. Mas é preciso pensar de uma maneira propositiva, pois as constantes mudanças no mundo estão fazendo com que as pessoas se adaptem e procurem um novo modo de sobrevivência, dessa forma o turismo passa a ser uma oportunidade para as comunidades receptoras.
No final da década de 1980 surgiu um tipo alternativo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do Turismo
  • historia do turismo
  • História e Turismo
  • História do Turismo
  • Historia do turismo
  • Turismo E Sua Historia
  • Turismo e História
  • Historia do Turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!