Historia do Serviço social no Brasil

Páginas: 23 (5617 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
ESCOLA DA SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL E PROJETO PROFISSIONAL
TEXTO BASE 03

HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL1

GENESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
As profissões são construções históricas que somente ganham significado e inteligibilidade se analisadas no interior do movimento das sociedades nas quais se inserem. No caso doServiço Social, suas origens devem ser localizadas na emergente sociedade urbano-industrial dos anos 30 do século XX, em uma conjuntura peculiar do desenvolvimento capitalista, marcada por conflitos de classe, pelo crescimento numérico e qualitativo da classe operária urbana e pelas lutas sociais que esta desencadeia contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos de cidadania.
Ascondições propícias à profissionalização do Serviço Social (e de tantas outras profissões) foram criadas a partir da crescente intervenção do Estado nos processos de regulação e reprodução social, por meio das políticas sociais públicas. Foi o contexto de enfrentamento da questão social pelo Estado e empresariado, com o apoio da Igreja Católica, que conduziu à institucionalização e legitimação do ServiçoSocial profissional, em um cenário em que a pobreza é, simultaneamente, naturalizada e vista como ameaça à ordem burguesa. No entanto, as primeiras iniciativas de organização da profissão vinculam-se ao protagonismo de grupos sociais majoritariamente femininos, participantes do movimento católico leigo e responsável pela ação social da Igreja Católica junto aos segmentos mais vulnerabilizados eempobrecidos da classe operária, especialmente crianças e mulheres.
A Igreja Católica teve importância singular na configuração da identidade que marca a gênese do Serviço Social no Brasil, sendo responsável pelo seu ideário, pelo inicial e incipiente campo de ação, pelas agências de formação dos primeiros Assistentes Sociais. As primeiras escolas de Serviço Social do país, fundadas em São Paulo eRio de Janeiro, respectivamente em 1936 e 1937, organizaram-se sob forte influência européia, especialmente franco­belga, países nos quais foram formadas as pioneiras do Serviço Social. As bases da formação, inspirados na doutrina social católica, assentavam-se em uma ótica psicologizante e de individualização dos problemas sociais, que tendia a buscar as especificidades da questão social naesfera ético­moral. Reforçando o substrato liberal de que o destino pessoal é de responsabilidade do próprio indivíduo.
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
A partir dos anos 40/50, a questão social - expressão das desigualdades decorrentes do aprofundamento do capitalismo no Brasil - passa por grandes transformações, especialmente a partir do final da II Guerra Mundial
A aceleração industrial asmigrações campo-cidade, o intenso processo de urbanização, aliados ao crescimento das classes sociais urbanas, especialmente do operariado, vão exigir novas respostas do Estado e do empresariado às necessidades de reprodução da vida social nas cidades. A questão social se põe como alvo da intervenção do Estado, por meio das políticas sociais públicas, ao mesmo tempo em que o empresariado. Imbuídode um novo espírito social substitui a mera repressão e assistência eventual por mecanismos que visam à colaboração entre capital e trabalho.
É nesse contexto, em plena ditadura de Vargas, que é criada, em 1942, a Legião Brasileira de Assistência - (LBA), primeira instituição assistencial de porte nacional, bem como as grandes instituições patronais que irão configurar o que hoje conhecemos comosistema "S" - SESI. SENAI. SESC, SENAC.
Cunha-se, nesse contexto, a figura emblemática do chamado "primeiro damismo" (que resiste até os dias atuais), que tem sua origem vinculada à presidência de honra da LBA assumida pela primeira dama. Darcy Vargas.
A diversidade de serviços sociais e educacionais prestados por estas instituições, relacionados às demandas de qualificação da força de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história do serviço social no brasil
  • História do Serviço Social no Brasil
  • Historia do serviço social no Brasil
  • a historia do serviço social no brasil
  • Historia Serviço Social no Brasil
  • História do serviço social no brasil
  • Historia do Serviço Social no Brasil
  • historia Serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!