Historia do serviço social na america latina

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
Historia do Serviço Social na América Latina (Manuel Henrique Castro).
Desde o surgimento do serviço social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sua legitimidade. Muitas foram as influências politicas, sociais, religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações. Os questionamentos e as versões sobre a origem doserviço social no continente latino-americano, em particular, sobre o começo de seu ensino superior.
Quando surge o serviço social no continente latino americano? Que forças concorrem na sua gênese? Que mudanças fundamentais se produzem em seu desenvolvimento ou, dito de outra forma, quais as grandes etapas porque se definiu o Serviço Social em nosso continente? Estas e outras perguntas similarestornam-se incontornáveis quando se procura ordenar e explicar as matrizes centrais da profissão em nossos países. Realmente, se revisamos os principais esforços voltados para esta direção, tais perguntas aparecem reiteradamente e se pode constatar que é em torno delas e das suas respostas, que se constrói boa parte do debate que penetra a história da profissão.
O livro mostra varias versões daorigem do Serviço Social, primeiro segundo Ander Egg que diz que: “ ...1925 pode ser considerado o “ano de nascimento” do serviço social profissional na América Latina, já que marca a criação da primeira escala de especialidade de um pais latino-americano” e Borriex que diz que “ em 1925 começa a funcionar em Santiago do chile a primeira escola de serviço social da América Latina tenha sido criada porum médico é de fundamental importância.” Ainda diz que “ na América Latina, o serviço social surge como subprofissão subordinada a profissão medica.”
Na tentativa de diferenciar etapas, os dois autores que citamos distinguem três fases sucessivas: a assistência social, o serviço social e o trabalho social. Para Barreuix, a etapa da assistência social caracteriza-se pelo projeto de fazer o bem como auxilio da técnica, o serviço social, em troca, seria aquela forma de ação social que enfatiza, antes de mais nada, a prevenção dos desajustes. Segundo Ander egg a etapa beneficente-assistencial, não é mais o exercício técnico da caridade, é o passo que o serviço social se comporia fundamentalmente de preocupação técnico-cientificas, de elevação do estatuto profissional, de psicologização domarco teórico referencial de tecnicismo pretensamente neutro e asséptico. Ao observamos todas as teorias dadas pelos autores, o livro destaca três:
1. Que o surgimento e o desenvolvimento da profissão se explicam a nível superestrutural e pela intercorrência de forças derivadas deste âmbito ( o modelo proposto no exterior, outras profissões, influência de personalidades esclarecidas etc.), sem quesejam apreendidos, nuclearmente a partir da estrutura material de base (desenvolvimento de forças produtivas, modo de produção, relação entre classes, etc.); esta ultima, quando invocada, não integra a essência mesma do discurso;
2. Que tal surgimento e desenvolvimento ocorrem por determinação de fatores “externos” á sociedade latino-americana, como se estes operassem eficientemente por si sós,tanto sem a mediação quanto sem o encadeamento interno do processo histórico de nossos países, no qual se define polaridade com o imperialismo enquanto estagio de desenvolvimento do capitalismo a nível mundial.
3. Que esta perspectivação é sustentada mecanicisticamente, recorrendo-se a uma simplificação da teoria do reflexo e anulando-se a dialética especifica do processo histórico, contraditórioe mutável.
Depois de analisarmos as teorias desses autores podemos fazer o seguinte questionamento: Em 1925 nasceu a profissão na América Latina ou nasceu o Serviço Social latino-americano?Como pôde nascer o Serviço Social latino-americano se este foi, por largos anos, um mero reflexo do Serviço Social europeu e depois, do norte americano? Há fundamento na afirmação segundo a qual a criação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do serviço social na América Latina
  • história do serviço social na américa latina
  • História do serviço social na América latina.
  • historia do serviço social na America Latina
  • História do serviço social na américa latina
  • história do serviço social na america latina
  • História do serviço social na américa latina
  • historia do serviço social na america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!