Historia do pensamento geografico

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013
Tales de Mileto

Um dos lendários sete sábios da Grécia, viveu entre os séculos VII e VI a. C. na cidade de Mileto, importante metrópole grega na Ásia Menor. Imortalizado por vários feitos nos domínios da astronomia, da geometria e da engenharia, teve como preocupação principal a determinação da causa primeira do mundo e, porisso, foi considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo. Não sendo seguro que tenha escrito alguma obra, pouco se conhece sobre o seu pensamento,tendo-nos apenas chegado as seguintes afirmações: «A Terra flutua na água,que é de certo modo a origem de todas as coisas», «Mesmo os seres aparentemente inanimados podem estar vivos» e «O mundo está cheio de deuses».Embora extremamente breves, estas afirmações permitem, sem margem de dúvida, demarcá-lo das cosmovisões mitológicas: a primeira, por colocar um elemento natural - a água - como arkê - princípio primeiro ou substância primordial - das coisas, fundamentando-se, quase seguramente, no papel essencial que ela desempenha para a subsistência da vida; a segunda, porderivar de uma inferência racional com base na observação das propriedades doíman e do âmbar; a terceira transporta para o domínio da physis - mundo físico- o anteriormente inacessível e «estranho» mundo dos deuses - o Olimpo.
A escassez de elementos não permite caracterizar de uma forma muito mais ampla o pensamento de Tales; no entanto, não será excessivo sublinhar que o tipo de argumentação racional que se supõe tenha empregue na tentativa de descrição do mundo testemunha já, mesmo se de uma forma ainda imperfeita, o alvorecer do Logos no ocidente.


Heródoto
Tambémconhecido como o pai da história, foi um grande historiador e geógrafo dos tempos antigos. Viveu entre 485 a.C e 425 a.C. Nasceu em Halicanarsso, que hoje é Bodrum, na Turquia. Heródoto foi criado pelo seu tio Pamiatis que lhe ofereceu uma boa educação e também muitas viagens pelo mundo antigo. A primeira foi ao Egito onde conheceu sobre sua origem, também conheceu a Líbia, Babilônia, Pérsia,Macedônia entre outras. Revelou a história da invasão persa na Grécia. Foi o grande escritor da obra “Histórias”, onde relata as guerras médicas  entre gregos e persas, esta obra é classificada em 9 livros, que eram dedicados à nove musas, que segundo a mitologia grega eram responsáveis pela arte.

Cláudio Ptolomeu
Cláudio Ptolomeu é um cientista de origem grega, nascido, talvez em 90 d.C., na cidadede Ptolemaida Hérmia, no Egito sob domínio romano. Morreu em Canopo, também no Egito, por volta do ano 168 d.C. A única informação que temos de sua vida é que ele trabalhou em Alexandria entre 120 e 160 d.C., período esse determinado com base em observações astronômicas anotadas por ele.

Ptolomeu foi o último dos grandes cientistas gregos, responsável por sintetizar a obra de seus predecessores,estudando não só astronomia, mas também matemática, física e geografia.

A obra principal de Ptolomeu é A grande síntese, geralmente citada com o título da tradução árabe: Almagesto. Nesse livro, o cientista adota o sistema geocêntrico: a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Mercúrio, Lua, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

De acordo com Platão e Aristóteles, asórbitas desses astros seriam círculos perfeitos. Mas a observação astronômica forneceu elementos incompatíveis com esse esquema. Por isso, Ptolomeu inventou um complicado sistema de oitenta epiciclos em que se movimentariam esses astros. Segundo Ptolomeu, um epiciclo é a órbita circular descrita por um planeta, enquanto o centro dessa órbita descreve outra, igualmente circular, ao redor da Terra.A idéia do astrônomo foi adotada pelos teólogos medievais, que rejeitavam qualquer teoria que não conferisse à Terra o lugar de centro do universo. O sistema de Ptolomeu foi mantido e ensinado durante quase 14 séculos. Só no século 16 Copérnico o substituiu pelo sistema heliocêntrico, depois confirmado por Galileu. No começo do século 17,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do pensamento geográfico
  • História do Pensamento Geográfico no Brasil
  • Historia do Pensamento Geografico
  • Historia do pensamento Geografico
  • Resumo da história do pensamento geográfico
  • História do Pensamento Geografico
  • Trabalho Historia Do Pensamento Geografico
  • historia do pensamento geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!