Historia Do Pensamento Economico Cap

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 13 de maio de 2015
Livro: A História do pensamento econômico.

Resumo do Capítulo 2: Ideias econômicas anteriores a Adam Smith

Os Primeiros pensadores medievais acreditavam que os preços de toda e qualquermercadoria deveriam ser determinados pelos custos de produção, tendo em vista um pagamento digno aos artesãos. Existem três noções que se fazem presentes em todos os primeiros registros mercantilistas. Aprimeira é o "valor" ou "valor natural" das mercadorias - que era, simplesmente, seu preço real de mercado. A segunda refere-se às forças da oferta e da procura, que determinavam o valor de mercado. Aterceira é que os autores mercantilistas quase sempre discutiam o "valor intrínseco" ou valor uso como o fator mais importante na determinação da procura, sendo, portanto, um determinante causalimportante do valor de mercado.
Houve no início do período mercantilista uma continuidade ideológica entre as defesas intelectuais das políticas mercantilistas e as primeiras ideologias que defendiam aordem econômica medieval. Nesse período a Igreja Católica enfraqueceu e com isso surgiram novas ideologias.
Um dos temas que parece universal entre todos os autores mercantilistas é o desejo deconseguir um emprego pleno. Para isso, medidas foram tomadas, dentre elas, era preferível estimular o comércio exterior, pois acreditava-se que ele “(...) contribuía mais para o emprego, a riqueza e o poderda nação.” Então, tais medidas foram usadas para estimular a indústria da época, principalmente na Inglaterra, cujo período mercantilista caracterizou-se pela ideia de que “o estado tinha aobrigação de servir à sociedade, aceitando e desincumbindo-se da responsabilidade pelo bem estar geral”.
Porém, à medida que o capitalismo ia se desenvolvendo, a visão mercantilista tornava-se insatisfatória,pois a difusão do comércio e o aumento da concorrência foram diminuindo as diferenças de preços entre as diversas regiões/nações, o que diminuía o lucros que poderiam ser auferidos pelo simples...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do pensamento econômico cap. 1
  • A História do Pensamento Econômico" cap 10
  • Fichamento historia do pensamento economico cap 1 e 2
  • Fichamento: História do Pensamento Econômico (Cap 1)
  • Historia do Pensamento Economico Cap. 5 Adam Smith
  • Historia do pensamento economico cap 22 e 23
  • Fichamento historia do pensamento economico cap i
  • História do pensamento economico e sistema economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!