Historia do Handebol No Amazonas
Segundo o relato do Dr. Eduardo Monteiro de Paula, em 1970, o irmão dele, o senhor Edgar Monteiro de Paula jogava voleibol em São Paulo, no clube Pinheiros. O outro irmão, Evandro Monteiro de Paula morava na Alemanha, onde teve contato pela primeira vez com essa modalidade de esporte, o handebol. Ele observou como se jogava e quando regressou a Manaus trouxe consigo duas bolas de handebol. O Edgar trouxe as regras desse jogo de São Paulo. Então, eles reuniram o pessoal que jogavam voleibol, basquetebol e futsal naquela época e fizeram o primeiro jogo de handebol no Amazonas, na quadra do clube Rio Negro, onde atualmente funciona a sede do clube. No início as regras não foram bem estabelecidas, mas eles jogaram assim mesmo. A partir de então, o handebol deu um salto gigantesco no Estado do Amazonas. O Dr. Roberto Gesta de Melo colocou nos jogos universitários o handebol e posteriormente, nos jogos escolares, com isso, os primeiros atletas que foram adquirindo experiências participaram dos jogos universitários de 1972, 1973 e do primeiro Campeonato Nacional de Handebol a nível universitário.
Os resultados nessas participações ainda foram muito tímidos, mas ao longo de um período de três anos, o handebol no Amazonas evoluiu rapidamente e em 1976 o Amazonas sagrou-se Campeão Brasileiro dos Jogos Escolares (JEB’s) na categoria feminina. Em 1977 foi vice- campeão brasileiro e em 1978 o Amazonas conquistou o Campeonato Brasileiro de Handebol na categoria feminino adulto. Modalidade na qual evoluiu muito mais rápido.
A organização do handebol no Amazonas, até então, era dirigido pela Federação Amazonense de Desportos Atléticos, na pessoa do Sr. Laercio Miranda. Ao longo do período de 1970 a 1980, as outras modalidades de esportes foram criando suas próprias federações: de vôlei, de futsal, de futebol e só ficou o handebol sendo ainda coordenado pela FADA. Então, em 1980 foi criado a Federação Amazonense de Handebol, a qual teve como