historia do fireito

325 palavras 2 páginas
Introdução ao Direito Canônico
Estudar o Direito Canônico é uma necessidade, pois a Igreja é "constituída também como corpo social e visível, (...) precisa de normas: para que se torne visível sua estrutura hierárquica e orgânica; para que se organize devidamente o exercício das funções que lhe foram divinamente confiadas, principalmente as do poder sagrado e da administração dos sacramentos; para que se componham, segundo a justiça inspirada na caridade, as relações mútuas entre os fiéis, definindo-se e garantindo-se os direitos de cada um; e finalmente, para que as iniciativas comuns empreendidas em prol de uma vida cristã mais perfeita, sejam apoiadas, protegidas e promovidas pelas leis canônicas". É o que disse o Papa João Paulo II, quando promulgou a nova edição revisada do Código de Direito Canônico, em 1983.
Todavia, mais importante que conhecer os meandros doutrinários e a letra da lei, é ter consciência que o Direito Canônico serve para garantir o direito do fiel dentro da Igreja e para firmar a comunhão eclesial, ou seja, não se trata de um documento do passado ou de uma ação que se aplica somente em Roma. Trata-se de um precioso aliado para o fiel que deseja ver respeitado o seu direito ao que ensina a Igreja ao longo desses dois mil anos de existência. E também ao sacerdote que, por meio dele, pode manter-se fiel a essa mesma Igreja, que livremente escolheu servir.

Concluaao
Podemos dizer que o Direito Canônico vem de uma necessidade de normas para garantir a autoridade da Santa madre Igreja. Durante estes 2000 anos o Direito Canônico vem ganhando novas roupagens, ou seja, ele vem se adaptando as formas e costumes dos povos. Nos dias atuais este direito segue o rito processual de cada país, dando assim legitimidade ao sistema judiciário para melhor conduzir o conflito das partes.

Relacionados

  • Rsumo história do direito
    1316 palavras | 6 páginas
  • assedio moral
    1848 palavras | 8 páginas
  • Direitos Humanos
    23765 palavras | 96 páginas