Historia Do Contestado

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

Primeiras explorações catarinenses no planalto: Abertura do caminho de Lages a Florianópolis

Tenente Marinho fez o começo

O Coronel Pedro Antônio da Gama de Freitas, então Governador da Capitaniade Santa Catarina, ordenou, em 1776 que o Tenente José Luiz Marinho, chefiando um grupo de desbravadores, abrisse uma picada exploratória em direção ao planalto serrano.
Mas, devido ao falecimentodo Tenente Marinho, as explorações e a abertura da picada-mestre foram paralisadas, sendo reiniciadas somente dez anos depois, em 1787.

O traçado original
Em 1779, Dom Luiz de Vasconcellos assumiu ocargo de 4º Vice-Rei do Brasil. Seu antecessor, Dom Luiz de Almeida Portugal, Marquês do Lavradio, havia determinado que se estudasse a sugestão do Governador de São Paulo de se abrir a estradaDesterro-Lages, sobretudo por motivos de ordem militar. Somente em 1786 o novo Vice-Rei ordenou ao Governador de Santa Catarina, José Pereira Pinto, que tratasse de implantar o caminho. Foi, então, AntônioJosé da Costa incumbido de estudar o terreno e fazer a picada inicial para a abertura da estrada.
Outras explorações posteriores foram realizadas, com a finalidade de determinar o traçado docaminho, pelos Alferes Antônio José da Costa e João de Betancourt Pereira Machado e Sousa.
Terminadas as explorações introdutórias e demonstrada a execução da obra, era precisoiniciá-la. Já o Alferes João de Betancourt Pereira Machado e Sousa, em 20 de dezembro de 1787, fizeram o reconhecimento da picada aberta por Alferes Costa e, por considerá-la excessivamente extensa (17,5léguas) e tortuosa, mostrou a praticidade do trajeto do caminho via Vale do Cubatão(São Paulo) em detrimento ao do Maruim (São José).

A estrada é implantada
Estrategicamente, antes do início das obras, oCapitão Antônio Marques Arzão retificou o traçado original, acrescentando emendas e atalhos que se reconheciam necessários para diminuir a distância entre as duas Vilas. Tudo pronto, a futura da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história do contestado
  • historia do contestado
  • História do contestado
  • historia do contestado
  • historia do contestado
  • Historia do Contestado
  • historia do contestado
  • Historia do contestado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!