historia do bairro boqueirão - cwb

470 palavras 2 páginas
HISTORIA DO BAIRRO DO BOQUEIRÃO
A palavra boqueirão tem o seu significado, em qualquer dicionário português, como sendo um “covão”, “grande boca”, significando também uma “abertura de um canal”, “rua que dá para o rio” ou até mesmo uma “quebrada entre montes”. Não se sabe, ao certo, qual destes significados foi o mais usual para determinar o nome de uma fazenda que estava localizada muito longe do centro da velha Curitiba do século XIX.
A primeira referência conhecida das terras que atualmente fazem parte do Bairro Boqueirão está nos registros de propriedade da Fazenda Boqueirão e em nome do Coronel Manoel Antonio Ferreira, datado de 1856. No documento consta que a fazenda possuía, aproximadamente, 1.000 alqueires. Destas terras se sabe que era um grande banhado (descrição de moradores mais antigos da região), porém, de solo fértil e contendo mata nativa.
A Fazenda Boqueirão era utilizada para a criação de gado, cavalos e de onde se extraía madeira e em 1855, com a morte do coronel, foi partilhada entre os seus filhos: Theolindo Ferreira Ribas e Ubaldina Ferreira de Sá Ribas e uma parte menor para Amélia Ferreira do Valle, que não era filha mais fora criada pelo coronel.
Assim a fazenda foi dividida em três partes desiguais e coube a Theolindo, filho mais velho, a maior parte da propriedade. Após a divisão, as fazendas ficaram com o mesmo nome, constando em outros documentos da época como sendo “propriedades Boqueirão”.
O Major Theolindo Fererira Ribas manteve a fazenda até 1910 e neste ano ele vendeu a propriedade para Victor Ferreira do Amaral, Homero Ferreira do Amaral (filho de Victor) e Alexandre Harthey Gutierrez que era casado com a filha de Victor Ferreira.
As famílias Gutierrez e Ferreira do Amaral criaram, em 1933, a Companhia Territorial Boqueirão com a finalidade de dividir os 960 alqueires da Fazenda Boqueirão em lotes para a venda. Foram divididos e mapeados 12.000 lotes de 15x15m e algumas dezenas de lotes coloniais (chácaras com dois

Relacionados

  • Religiosidade nacional
    7641 palavras | 31 páginas
  • ESTUDO DE VIABILIDADE ECONOMICA AUTO MECANICA REBELO
    27386 palavras | 110 páginas
  • aluminio
    39888 palavras | 160 páginas
  • Como fazer
    37096 palavras | 149 páginas