Historia de uma sobremesa

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014





A Panna Cotta


Trabalho elaborado no âmbito da Disciplina de Pastelaria Internacional, do Curso de Restaurante e Bar, para os Chefs Paulo Andrade e Ricardo Isidro.
Nome: André Ramires
Aluno Nº 3649


A panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa muito popular, que se pensa ser originária da região de Piemonte, a qual é uma região montanhosado norte de Itália.
Existem sobremesas relativamente semelhantes à Panna Cotta, as quais podem ser encontradas na Grécia, em França e na Finlândia, mas torna-se difícil situa-las historicamente relativamente à original.
É elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se simples ou acompanhada por compotas ou com fruta fresca da época ouamêndoas.
Não se sabe exactamente a data da sua criação, mas acredita-se que tenha sido durante o reinado de Carlos Alberto, Rei da Sardenha e Piedemonte (1798-1849), o qual viria a abdicar do trono após perder a batalha com a Áustria.
No entanto, num Decreto Lei, criado em 2002, na Região de Piedemonte, oficialmente coloca a Panna Cotta, entre os seus produtos regionais e tradicionais protegidos, masnão dá nenhuma pista acerca da sua origem, exceptuando uma alínea na qual afirma o seguinte: “(…) existe a ideia popular, de que a Panna Cotta é originária da cidade de Langhe, inventada por uma mulher de origem húngara, já no principio do Século XX (…), adensando assim o mistério e as contradições acerca da mesma.
Por outro lado, esta sobremesa é também, muito comum, na tradição culinária,nas zonas fronteiriças com a Região de Valle D’Aosta.
De igual modo, alguns autores, encontram afinidades entre a Panna Cotta e a Pezzo di Gelo, uma receita mencionada por Pellegrino Artusi, no seu livro “A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem”. Isto apesar de a receita de Artusi não utilizar leite ou natas, mas sim água e gemas de ovo.
Mas voltando ao Decreto de Piedmonte, este enfatiza ofacto de a Panna Cotta, ser citando, um “dolce a cucchiaio”, por outras palavras ser um doce à colher, e mais a diante, considerar que o mesmo deve ser “um delicado pudim branco”. Com efeito, uma Panna Cotta perfeita, deve ter um aspecto “frágil”, como se esta, possuísse apenas a força necessária para manter a sua forma, após ter sido desenformada…
O escritor inglês Jay Rayner, encontra umaforma mais colorida de captar a sua essência, ao comparar também, a silhueta e aparente fragilidade da Panna Cotta com o seio materno, mas aqui, já entramos no campo do subjetivo! Mas a delicadeza, é sem dúvida a característica de maior realce da mesma.

Jay Rayner
Na sua forma original, a Panna Cotta é aromatizada, unicamente com baunilha , mas algumas receitas da Região de Piedemonte, incluindo aque está contida no Decreto acima mencionado, incluem a adição de Rum ou vinho Marsala, na preparação da receita. A sua apresentação, deve igualmente ser muito simples e natural.
Tradicionalmente, em Piedmonte, ela era concebida e consumida sem qualquer decoração, no entanto, nos restaurantes, surgia acompanhada por bagas silvestres ou pequenos frutos, como amoras ou framboesas, como foi o casoda “Panna Cotta com Piccoli Frutti, a qual é há mais de quatro décadas, servida por Gian Bovio, proprietário do restaurante Bovio, em La Morra, Cuneo, Piedmonte.

Tris di dolci tipici piemontesi, Restaurante Bovio: Panna Cotta à esquerda…

Anna Del Conte, conhecida escritora italiana de comida e gastronomia, residente em Inglaterra desde 1949, apresenta a sua receita da Panna Cotta,decorada só com uma pequena folha de gerânio, para aromatizar, alheando-se assim da tradição.

A escritora italiana Anna Del Conte
O escritor e critico gastronómico Nigel Slater, outra personalidade bem conhecida da Cozinha Inglesa e da BBC, considera que a Panna Cotta, talvez seja a mais delicada sobremesa de todas.




Nigel Slater: “Panna Cotta is perhaps the most delicate dessert of...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobremesas
  • sobremesa
  • SOBREMESAS GELADAS
  • receita de sobremesa
  • Frutas Sobremesas
  • SOBREMESAS DELÍCIAS DA FRANÇA
  • RV SOBREMESAS LTDA
  • Trabalho teorico sobremesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!