Historia de Portugal (resumidinho)

3034 palavras 13 páginas
História de Portugal

Romanização
Portugal corresponde a uma boa parte da província romana de Lusitânia nos territórios entre o Douro e o Minho.
A invasão à Península Ibérica foi feita pelos Romanos em 218 a.C. No fim do século I a.C., começaram a explorar com intensidade minas como São Domingos, na Faixa Piritosa Ibérica que se estende até Sevilha.
Os lusitanos, povo Celta, liderados por Viriato, na Serra da Estrela, conseguiram conter a expansão romana durante anos. Viriato travou uma guerra incansável contra os invasores, derrotando sucessivamente vários generais romanos, até ser morto à traição em 140 a.C.. Devido a isto, Viriato é considerado pela grande maioria dos historiadores portugueses como o primeiro grande herói nacional, era um chefe lusitano.
A conquista total da península ibérica ocorreu dois séculos após a chegada, quando os romanos venceram as guerras cantábricas, no tempo do imperador Augusto (19 a.C.).
Invasões Bárbaras
Em 409, com o declínio do Império Romano, a península Ibérica foi ocupada por povos de origem germânica, a que os romanos chamavam bárbaros. Destes povos, suevos e visigodos foram os que tiveram uma presença mais duradoura no território correspondente a Portugal. Como em toda a Europa ocidental as cidades sofreram uma acentuada decadência, e tanto na vida urbana como na economia verificou-se uma ruralização.
Ocupação Árabe
Em 711, um exército árabe recém convertido ao islão liderados desembarcou para Gibraltar após conquistar o norte de África. Aproveitando-se das lutas internas que dividiam os visigodos, venceram a batalha de Guadalete contra as forças do rei visigodo Rodrigo. Rapidamente avançaram até Saragoça, beneficiando do povoamento disperso para conquistar quase toda a península.
Formação do Reino de Portugal
Desde 718, refugiando-se da súbita invasão muçulmana da Península Ibérica, um grupo de cristãos visigodos resistiu na região montanhosa das Astúrias. Aí, fundaram o Reino das Astúrias e iniciaram a

Relacionados