historia de Paris

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013


UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – CAMPUS INDUSTRIAL SINOP
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO










GABRIELA LAIS DAL ZOT









PARIS NO RENASCIMENTO



















SINOP/MT
2013


GABRIELA LAIS DAL ZOT







PARIS NO RENASCIMENTO











Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina de Historia da Arquitetura eUrbanismo II, Trabalho de Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unic – Universidade de Cuiabá, como exigência parcial para a obtenção de nota.

Professor Ms. Ranilson Antonio Mendonça Borja.























SINOP/MT
2013
Paris

Paris a cidade clássica do renascimento
O Renascimento foi uma época ou um movimento de renovação das artes europeias, marcado pela valorizaçãoda Antiguidade Clássica.
O período do renascimento tem origem em 1453, e isso abriu caminho para uma grande mudança cultural e econômica da sociedade europeia.
Em Paris a arquitetura renascentista era inconfundível.
No período do renascimento, a atividade urbanística, consistia em grande parte, em alterações no interior das velhas cidades, porém modificando muito pouco na estrutura geral.Segundo GOITIA (1992) “a abertura de algumas ruas novas, com edifícios solenes e uniformes, e sobretudo a criação de novas praças, regulares ou quase regulares, para enquadramento de um monumento destacado, uma estátua para honrar um rei ou um príncipe, ou para representações ou festejos públicos, são os empreendimentos urbanos mais apoiados, que o período barroco irá continuar ainda em maior escala”.Para vários historiadores, o renascimento é, acima de tudo, um movimento intelectual. No Campo do urbanismo as primeiras contribuições são insignificante levando se em conta a arquitetura do mesmo período e com as realizações cenográficas.
O ideal do renascimento em Paris pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, aocontrario do conceito que tinha na idade, a partir do Renascimento, o ser humano passou a ser o grande foco das preocupações da vida e do imaginário dos artistas. O retrato, por exemplo, tornou-se um dos gêneros mais populares da pintura, utilizado, na ausência da fotografia, para o registro de pessoas e famílias nobres e burguesas.
Dentro desse contexto, o autorretrato se estabelece como umsub-gênero repleto de peculiaridades. Nele, o artista se retrata e se expressa, numa tentativa de leitura e transmissão de suas características físicas e sua interioridade emocional.
Na época foi elaborada cidades geométricas ideais, com predominância dos traçados regulares e apresentado simetria e proporção rígida na execução das vias praças.
As novas cidades seguem um modelo uniforme, em forma de umtabuleiro de ruas retilíneas que definem uma serie de quarteirões iguais, quase sempre quadrados, no centro da cidade, suprimindo ou reduzindo alguns quarteirões, com uma praça no qual tem ao redor os edifícios mais importantes, como a igreja, o poço municipal, as casas dos mercadores e dos colonos mais ricos.
O modelo de tabuleiro idealizado pelos espanhóis no século XVI para traçar as novascidades, e é aplicado pelos franceses e pelos ingleses no século XVII e no século XVIII para a colonização da América setentrional.
O grande numero de ideais urbanísticas do Renascimento, que não passaram de teoria, encontraram o seu campo de realização concreta da América, na obra ingente da colonização espanhola. Vários fatos acabou estabelecendo o padrão geométrico baseado no qual a paisagemurbana e rural do novo mundo ser construída.
Em 1737, o preboste realizou a canalização do grande esgoto, essa foi a primeira informação de saneamento básico de Paris que se tem noticia, assim como o embelezamento dos bairros com numerosas obras de arte. Também foi desenvolvida uma ágil politica de abastecimento e efetivou a construção de uma paliçada defronte á base da ponte oriental da ilha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia de paris
  • Slides Paris Haussmann
  • Paris
  • paris
  • Paris
  • Paris
  • Paris
  • Paris

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!