Historia de barra do garças

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
História do Município


A criação do município de Barra do Garças veio a ser uma encampação do município de Araguaiana, ou seja, uma mudança de sede de Araguaiana para Barra do Garças, passandoAraguaiana à distrito de Barra do Garças.

As primeira notícias acerca da região se deram por conta das lendárias Minas dos Martírios, no século XVII. Neste período o imenso quadriláterobarra-garcense era habitado de cima abaixo por povos indígenas das nações boróro e xavante. A região teve efetivo início povoador com a navegação do Rio Araguaia, ao tempo da guerra do Paraguai, quando opresidente da Província, Couto de Magalhães, viu a necessidade de ligação entre as bacias hidrográficas do Prata e Tocantins, unindo o sul ao norte, pelo centro. Iniciou-se então a navegação do rio Araguaia.Couto de Magalhães mandou transportar em carros-de-boi três navios, desmontados para viagem – do Rio Cuiabá até o Porto de Itacaiú, onde seriam montados.

Foram criados presídios, que serviam tambémde posto de registro: Ínsua, Passa Vinte e Macedina. O presídio de Ínsua foi transferido para as margens do Rio Araguaia, em lugar denominado Porto Grande, que ficou cognominado Registro do Araguaia.Nas andanças entre presídios, os militares faziam postos na foz do Rio das Garças. O local de referência era assinalado por uma pedra, a pedra da Barra Cuiabana, a primeira denominação de Barra doGarças. Em Barra Cuiabana viviam José Pedro, o filho Vicente e outras pessoas, exatamente em frente à Barra Goiana, hoje Aragarças.

A pedra da Barra Cuiabana tinha uma lenda. Dizem que Simão da SilvaArraya enterrou um recipiente (talvez uma garrafa) contendo diamante nas proximidades da grande pedra. Arraya marcou a pedra com os dizeres “S. S. Arraya – 1871”. Para José Pedro, a inscrição foiesculpida por uma caravana desmobilizada em retorno da Guerra, liderada por Simão Arraya, somente para marcar a passagem pelo lugar. Na versão de Raul José de Mello, antigo coletor de rendas de registro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLO BARRA DO GARÇAS
  • Agricultura barra do garças
  • O IMAGINÁRIO CULTURAL A CERCA DO XAVANTE EM BARRA DO GARÇAS-MT
  • Projeto vivendo o atletismo na cidade de Barra dos Garças
  • História de conceição da barra es
  • Historia da barra funda
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BARRA DO TURVO
  • Historia do leitor de codigo de barra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!