Historia das mentalidades

Páginas: 2 (340 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Na obra o que é Historia das mentalidades a autora vai trabalhar com uma História nova, que é a terceira geração da escola dos annales, levantando a questão da importância da historiografiaque quer nos dizer que é como escrevemos a história e como ela muda de autor para autor, pois cada autor deixa nela a sua marca. Ressalta a importância de se estudar a história a partir da visãode toda a população, criticando a história contada pelas elites onde é retratada apenas a história de uma pequena parcela da população, ou seja, a historia nova vem dar voz aos oprimidos. O quecompõe a história das mentalidades são eles o popular, os silêncios, o literário, a cultura e os sentimentos. Mas particularmente o cotidiano. O livro o que é história das mentalidades fala doinconsciente coletivo ele quer mostrar não só a história, mas como ela foi vivida por todos não somente pela classe dominante, estudando o material e o espiritual a fim de adquirir um conhecimentomais amplo.
A história deve ser contada através de diversos olhares onde a história nova irá trabalhar com a interdisciplinaridade, ou seja, ela vai englobar diversas áreas do saber, pois tudotem uma história e tudo deve ser utilizado como fonte histórica e cabe ao historiador definir qual o melhor método de pesquisa que será utilizado.
Nos historiadores devemos deixar de lado ahistoria factual e trabalhar embasado na historia nova, pois assim teremos um campo mais amplo de pesquisa. Há quem acredita q devemos ser imparciais, ou seja, contar os fatos como ele realmenteaconteceu, mas isso faz com que a historia seja algo “chato” e conte somente a historia das grandes conquistas, mas no meu ver devemos sim ser parciais expondo nossas ideias, questionar serealmente aconteceu daquela forma, mas para que isso seja feito temos que ter embasamento teórico e acredito que dessa forma poderemos adquirir um conhecimento mais profundo sobre nossas pesquisas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTORIA DAS MENTALIDADES
  • historia das mentalidades
  • historia das mentalidade
  • história das mentalidades
  • HISTORIA DAS MENTALIDADES E HISTORIA CULTURAL
  • Historia das mentalidades e historia cultural
  • Historia das Mentalidades e Cultural
  • História das Mentalidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!