Historia das constituições brasileiras

Páginas: 14 (3319 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CURSO DE LUTHIERIA
NESHER INSTRUMENTOS
WWW.NESHERINSTRUMENTOS.COM.BR

ELETRÔNICA BÁSICA - INSTALAÇÃO ELÉTRICA EM INSTRUMENTOS MUSICAIS

CRONOGRAMA: Introdução eletrônica básica Ligações básicas Tipos de potenciômetro Controle de tonalidade (filtros) Ligações caps ativos Circuitos ativos Ligação serie/parelelo Defasagem e splits Modelos mais comuns de captadores Treinamento práticoProfessor: Valter Bergamo Contato e-mail/MSN: curso_luthieria@yahoo.com.br Carga Horária total: 10 horas

Cafelândia 20 de maio de 2011

INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA BÁSICA
Para compreendermos melhor a instalação elétrica em instrumentos precisamos recordar alguns componentes básicos da eletrônica e suas características.

Bateria e fonte de alimentação Nenhum circuito elétrico ou eletrônico podefuncionar sem um gerador de corrente elétrica. Os geradores nada mais são que baterias, pilhas ou fontes de alimentação. Possuem dois terminais, sendo um positivo e um negativo. O terminal positivo é aquele por onde “sai” a corrente, e o negativo é aquele por onde “entra” a corrente.

Figura 1 - Baterias e seu símbolo

A figura 2 mostra o diagrama de um circuito de uma lanterna, no qual temos umalâmpada alimentada por uma bateria. A corrente elétrica sai do terminal positivo da bateria e trafega através do fio. Chegando à lâmpada, a energia elétrica é transformada em energia luminosa e calor. Depois de atravessar a lâmpada, a corrente retorna à bateria através do seu terminal negativo. Uma bateria é na verdade um dispositivo que empurra a corrente elétrica através dos fios ligados aosseus terminais.

Figura 2 - Esquema elétrico de uma lanterna. Toda bateria tem uma voltagem especificada e corrente máxima. Em operação normal, uma bateria deve ter circuitos ligados aos seus terminais. A corrente elétrica faz com que esses circuitos funcionem.

Por exemplo, se o circuito consistir em uma simples lâmpada, o funcionamento é caracterizado pelo acendimento desta lâmpada. É o quechamamos de circuito fechado. Uma bateria pode também estar desligada. Neste caso, existe tensão entre seus terminais, porém não existe corrente. A bateria não está portanto fornecendo energia elétrica ao circuito. É o que ocorre quando temos uma bateria isolada, fora do circuito, ou então quando o interruptor (ou chave) está desligado. Chamamos esta situação de circuito aberto. Uma situação anormalé o chamado curto-circuito. Temos um fio ligando diretamente os dois terminais da bateria. A corrente atravessa o fio, porém como não existe circuito para alimentar, esta corrente tem enorme facilidade para trafegar. Isto faz a corrente atingir um valor altíssimo, e gerando muito aquecimento. O fio pode até mesmo derreter e pegar fogo, a bateria pode esquentar até ser danificada. Para protegerequipamentos de curto-circuito acidentais, usamos fusíveis

Figura 3 - Fusível SMD Em um circuito aberto, a corrente é sempre zero. No curto circuito, a corrente pode ser, do ponto de vista matemático, infinita. Na prática isto não ocorre, mas a corrente tende a apresentar um valor bastante elevado e perigoso.

Figura 4 – Circuito aberto e curto circuito A figura 4 mostra as características deuma bateria em aberto e outra em curto. Na bateria em aberto, a tensão entre os terminais é igual à tensão da bateria (vamos chamá-la de V0), e a corrente vale 0. Quando a bateria está em curto, a tensão entre os terminais vale 0, e a corrente assume um valor elevadíssimo. Usando componentes teóricos, a corrente tenderia a ser infinita. Na prática isto não ocorre, mas atinge um valor alto,dependendo das características da bateria. A fonte de alimentação é um circuito que tem a mesma função de uma bateria. Ela recebe a tensão da rede elétrica e realiza várias operações: redução, retificação, filtragem e regulação. O resultado é uma tensão contínua, semelhante à fornecida por baterias.

Resistor Este é o mais básico componente eletrônico. Muitos o chamam erradamente de resistência. Seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História das constituições brasileiras
  • História das constituições brasileiras
  • historia das constituiçoes brasileiras
  • As constituições brasileiras e sua contextualização na história
  • Trabalho De Histórias As Constituiçoes Brasileiras
  • Historia das Constituições Brasileiras
  • História das Constituições Federais Brasileiras
  • a Historia das Constituições brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!