Historia daloucura

7587 palavras 31 páginas
Os doentes Mentais e suas Manifestações socioculturais: O caso do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro de Manaus na década de 1960.

Hellen Kellen Oliveira do Nascimento Adriana Brito Barata Cabral

Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve análise sobre o desenvolvimento da loucura no Estado do Amazonas, contudo, analisa dados sobre a população de internos do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro de Manaus, suas trajetórias no internato, no ano de 1960. O objetivo é compreender como atributos físicos e culturais e experiências de vida desses pacientes internados no hospital foram conjugados na construção de sua experiência de loucura baseado na abordagem histórica da História Social baseada na proposta de E. P. Thompson, em “A Historia vista de baixo”, e nos prontuários médicos do Centro Psiquiátrico de Manaus para apontar as manifestações socioculturais dos doentes mentais.
Palavras-Chave: Psiquiatria, Sociedade, loucura, Manaus.

Introdução. A proposta do trabalho e compreender o desenvolvimento da loucura no Estado do Amazonas mediante as leituras dos prontuários médicos nos interessaram a temática relacionada aos “doentes mentais” e os fatores que os levaram aos transtornos mentais, analisando obras que tratam do assunto visualizando a complexidade do trabalho, mas a busca de informações nas fontes primárias associadas com a abordagem de Michael Foucault que nos mostrou um campo rico em informações históricas, culturais, sociais, políticas e econômicas.
Para a pesquisa sobre a relação entre gênero e loucura, alguns campos do banco de dados foram priorizados: gênero, classe, estado civil, temperamento, diagnóstico e tempo de internação, bem como referências a questões como comportamentos, órgãos sexuais e outros, considerados patológicos pelo pensamento médico. A atribuição ao louco do estado de “doentes mentais” coincide com o movimento

Relacionados

  • as muitas faces do poder
    787 palavras | 4 páginas
  • Estudante
    825 palavras | 4 páginas
  • UTOPIA DE THOMAS MORO
    68557 palavras | 275 páginas
  • adolescencia
    89884 palavras | 360 páginas