historia da urbanização do rio de janeiro

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Rio de janeiro
Legislação Bairro a Bairro é um aplicativo georreferenciado desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), que permite a consulta de mapas com a legislação de uso e ocupação do solo de cada um dos bairros da cidade. O mapeamento da legislação pode ser utilizado livremente desde que se faça referência à SMU como fonte deinformação.
Em 1902, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos sob administração do presidente do Brasil – Rodrigues Alves* desalojou milhares de moradores e comerciantes para realizar reformas urbanísticas no centro da cidade. Estas obras foram realizadas num tempo de dois anos. A construção da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), do Cais do Porto e da Cinelândia –referência da cultura carioca, e o alargamento das ruas se tornaram as maiores intervenções urbanísticas realizadas na época, sofrendo influências da cultura norte-americana na modernização urbana do estado.
Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro cresceu rapidamente, dominando os espaços naturais. A infra-estrutura está avançando cada vez mais para o interior, principalmente o sistema detransporte. A população começa a se tornar urbana, mesmo que continuem se dedicando à atividade agrícola. Com aumento de carros nas ruas, aumentam-se os problemas de congestionamentos de trânsito e poluição ambiental. A cidade está avançando para a periferia, surgindo assim, as cidades integradas que apresentam problemas de infra-estrutura em comum, sendo chamadas de região metropolitana. A favelizaçãoestá aumentando consideravelmente, tornando-se necessário um planejamento de políticas habitacionais através de estudos ambientais e dos sistemas de transporte. Atualmente, as favelas se tornaram espaços semi-rurais, ou seja, espaços sem definição. Nesta região, muitas pessoas moram numa cidade e trabalham em outra. A aglomeração urbana reflete as diferenças sociais entre a população nos bairros. Issosignifica que a população que detém mais recursos financeiros reside em condomínios fechados com infra-estrutura paga completa, e a população mais carente reside em bairros mais distantes do centro comercial num quadro de quase ou sem infra-estrutura básica mínima.
Curitiba

Posterior a Brasília, a experiência de Curitiba foi das mais importantes ocorridas no Brasil, na segunda metade doséculo XX. Uma de suas características foi adoção de conceitos desenvolvidos pelos últimos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna – CIAMs, de intervenção em cidades existentes a partir de suas vocações locais. Curitiba se estruturou como cidade, devido ao seu processo de planejamento, que teve início em 1965, e a presença do Estado, como indutor de desenvolvimento.

Em meados dessa década, oDepartamento de Urbanismo de Curitiba dispunha do Plano Agache (1941-43) para organização de uma cidade que se industrializava. Esse plano expressava, na ocasião em que foi elaborado, um pensamento avançado de urbanismo, antes da adoção das premissas do Movimento Moderno, ocorridas em larga escala após o término da Segunda Guerra Mundial, quando prevalecia o conceito de City Beautiful do séculoXIX. O plano de Alfred Agache (1875-1959) para Curitiba refletia suas experiências para cidades como Chicago, Camberra, Rio de Janeiro, entre muitas outras, tendo como referência e exemplo de modernidade, o Plano para Paris (1850), de Eugène Haussmann (1809-1891).

A organização da cidade através de Centros Funcionais; o conceito de Zoning, ou zoneamento; a adoção de um Código de Edificações,implantado em 1953, que permitia a execução de novos edifícios com adequadas soluções sanitárias; e principalmente um novo desenho urbano a ser conseguido através de um ambicioso Plano de Avenidas - foram as principais propostas do Plano Agache. A implantação do Plano Massa na Rua XV, no centro da cidade, que consiste na execução de galerias cobertas para ampliação do passeio de pedestres,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização do Rio de Janeiro
  • História das boates do Rio de Janeiro
  • Historia do Rio de Janeiro
  • História resumida do Rio de Janeiro
  • historia do Rio de janeiro
  • História da ocupação do rio de janeiro
  • História da cidade do Rio de Janeiro
  • A Historia do Rio de Janeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!