Historia da segurança do trabalho

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade UnB\Gama – FGA
Disciplina de Engenharia de Segurança do Trabalho

Trabalho 1
História da Segurança do Trabalho

Professora: Maria Alzira de Araujo Nunes
Turma: A
Alunos: Paulo Acés de Almeida Júnior ……………… 09/0127935
Bruno da Costa Motta ………..……………... 09/0107888

Brasília, 29 de Abril de 2011

História da Segurança do Trabalho

Nodecorrer da evolução do homem, passamos por várias mudanças e adaptações dos quais se fizeram necessárias a fim de se obter um maior aproveitamento e, conseqüentemente, uma maior produção do trabalhador no seu dia a dia.
Através de várias observações, os empregadores chegaram à conclusão de que não adiantava e/ou não seria eficaz fazer uma “exploração” dos seus trabalhadores, pois esse trabalhosem descanso e, muitas vezes, colocando em risco a vida de seu empregado, traria algumas conseqüências pelo qual a empresa poderia ser tão prejudicada quanto o trabalhador caso este viesse a sofrer algum tipo de acidente durante a execução de sua tarefa. Isto se deve pelo fato deste trabalhador ficar inativo durante o tempo de recuperação, causando assim, uma diminuição da produção da empresa.
Apreocupação com a saúde e segurança dos empregados iniciou-se, principalmente, após a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, onde aumentou de forma assustadora a exploração de homens, mulheres e até de crianças.
Porém, há registros da preocupação do homem com a saúde e segurança no trabalho no século IV antes de Cristo, Hipócrates começou a observar o impacto do trabalhoem uma mineradora. Ele constatou que nesse tipo de indústria o chumbo causava intoxicações nos trabalhadores. Temos aqui, a primeira constatação de uma conseqüência que o trabalho traz para a saúde dos empregados.
No século I, essa preocupação passou de uma simples constatação do problema para a tomada de medidas na tentativa de diminuir os problemas causados pelo trabalho. Vemos isto quandoPlínio decide incentivar os escravos da época a utilizarem panos em suas faces a fim de diminuir a inalação de poeira.
Algum tempo depois, por volta do ano de 1700, um médico italiano chamado Bernardino Ramazzini, que mais tarde ficaria conhecido como “Pai da Medicina do Trabalho”, iniciou uma pesquisa sobre doenças ocupacionais expondo seu trabalho no livro “De Morbis Artificum Diatriba” (AsDoenças dos Trabalhadores). Neste livro, Bernardino relaciona os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em cinqüenta e duas ocupações. Devido ao pioneirismo de um trabalho científico relacionando trabalho e doenças, este trabalho ficou conhecido em todo o mundo. Abrindo assim uma grande discussão a respeito do assunto, o que maistarde acarretaria em leis e obrigações das empresas para com a segurança e saúde do trabalhador.
Passado algum tempo, iniciou-se a Revolução Industrial, o que registrou ainda mais acidentes de trabalho, devido às más condições de trabalho que os trabalhadores eram submetidos. Assim, fez-se necessário a criação de uma lei para a proteção dos trabalhadores, a “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes”.Essa lei estabelecia limite de doze horas por dia, proibia trabalho noturno, obrigava os empregadores a lavar a fábrica pelo menos duas vezes ao ano, e tornava obrigatória a criação de uma ventilação dentro da fábrica.
A partir daí não parou a criação de leis para normatizar o trabalho. Em 1831, através de uma comissão instalada para analisar a vida do trabalhador, foi constatada que muitosviviam doentes, muitos deformados, e outros abandonados à deriva da vida. Assim, em 1833 foi criada a primeira legislação para o trabalhador: “Factory Act”. Ela valia para todas as empresas da Inglaterra e proibia trabalhar mais de 69 horas semanais, exigia idade mínima de 9 anos para o trabalho, exigia escolas para menores de 13 anos e já obrigava a existência de um atestado médico para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pré-história da segurança do trabalho
  • História da segurança do trabalho no brasil
  • HISTORIA DA MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Historia da segurança do trabalho
  • historia da seguranca do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!