Historia da segurança do trabalho

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2012
HISTORIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO
A informação mais antiga sobre a preocupação com a Segurança do Trabalho esta registrada num documento egípcio, este documento fala da preservação da saúde e da vida do trabalhador e descreve as condições de trabalho de um pedreiro. Também no Egito no ano 2360 a.C., uma insurreição geral dos trabalhadores, deflagrada nas minas de cobre, evidenciou ao faraó anecessidade de melhorar as condições de vida dos escravos.
As primeiras ordenações aos fabricantes para a adoção de medida de higiene datam da idade média. Os levantamentos das doenças profissionais promovidos pelas associações de trabalhadores medievais, e tiveram grande influencia sobre a Segurança no renascimento.
No ano de 1556, quando o estudioso Geof Bauer publicou o livro “De Re Metálica”,que discute os aspectos de Segurança do trabalho e Saúde ocupacional relacionados com a extração de minerais na Alemanha, ele destaca que devido ao índice de acidentes fatais e de doenças ocupacionais que levavam a morte os trabalhadores em alguma regiões, as mulheres chegavam a casar-se sete vezes, dada a precocidade e as doenças mais comuns entre os mineiros, que, pela descrição dos sintomas e darápida evolução da doença, trata-se de casos de silicose. Chamada, na época, por “asma dos mineiros”.

Em 1700, foi publicado, na Itália, um livro, cujo autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini. Nesta obra, Ramazzini descreve algumas profissões distintas e as doenças a elas relacionadas.

Em 1763 a 1815, durante a revolução industrial, Inglaterra, Alemanha, frança e demais países iniciaramcom intensidade o estudo dos acidentes de trabalho.

Com o aparecimento da máquina a vapor, as fábricas puderam ser instaladas nas grandes cidades onde a mão - de - obra era conseguida com maior facilidade. O número de acidentes de trabalho crescia assustadoramente, onde até mesmo morte de crianças que trabalharam era frequente, causadas por máquinas projetadas inadequadamente, que não ofereciamqualquer segurança. Como a produção estava em primeiro lugar, não havia limites de horas de trabalho, sendo utilizado bicos de gás para o horário noturno.


Em 1779, a Academia de Medicina da França já fazia constar em seus anais um trabalho sobre as causas e prevenção de acidentes, neste mesmo ano em Milão Pietro Verri fundou, a primeira sociedade filantrópica, visando ao bem-estar dotrabalhador.

Então em 1833 a Inglaterra publicou a 1º legislação realmente eficiente na proteção ao trabalhador com o título factory Act (Lei da Fábrica), que tinha como pricipais itens;

1- Proibição do trabalho noturno aos menores de 18 anos

2- Restringia as horas trabalhadas por menores há 12 horas por dia e 69 horas por semana;

3- As fábricas precisavam ter escola para trabalhadores menoresque 13 anos;

4- A idade mínima para o trabalhador era 09 anos;

5- O cuidado com o desenvolvimento físico correspondente à idade cronológica;

Já em 1877, na Suíça, e em 1898, na Alemanha surgem leis responsabilizando o empregador por acidentes e doenças ocupacionais.

Em 1906 surge o 1º Congresso internacional de doenças de trabalho, ocorrido em Milão, onde intensificam-se as trocas deexperiências na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, estabelecendo-se estudos para a melhoria da normatização das atividades laborais na Europa.

A sistematização dos procedimentos preventivos ocorreu primeiro nos Estados Unidos, no início do século XX. Na África, Ásia, Austrália e América Latina os comitês de segurança e higiene nasceram logo após a fundação da Organização Internacionaldo Trabalho (OIT), em 1919.

No ano de 1935, foi fundado em New York (E.UA.), o "Conselho Inter-Americanode Seguridad", que dedica suas atividades à prevenção de acidentes na América Latina. Em 1950, através de Comissão conjunta, a O.I.T. (Organização Internacional doTrabalho) e a OMS(Organização Mundial da Saúde), estabeleceu-se os objetivos da saúde ocupacional.

Em 1954, através de estudos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pré-história da segurança do trabalho
  • História da segurança do trabalho no brasil
  • HISTORIA DA MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Historia da segurança do trabalho
  • historia da seguranca do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho
  • Historia da segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!