HISTORIA DA RUUSSIA

796 palavras 4 páginas
Resolução
01 – A Rússia se consolidou como Estado no final do século XVI, sob o governo de Ivan IV, o terrível, que adotou o titulo de czar. Até o inicio do século XX a economia russa permanecia predominantemente baseada nas atividades rurais. Enquanto a Inglaterra e outros países europeus contavam com parques industriais e encontrava-se em plena Segunda Revolução Industrial, a Rússia dispunha de poucos centros fabris. Ali os operários trabalhavam em ambientes insalubres, com salários extremamente baixos e enfrentavam jornadas de ate 14 horas diárias. Politicamente, vigorava no país uma espécie de monarquia absolutista – o czarismo, que reprimia qualquer manifestação contrária ao governo. As forças que davam sustentação política ao czar eram formadas pelos donos de terras, pelos militares e pela Igreja Ortodoxa. Essa repressão deixou a sociedade dividida em dois grupos de oposição, dentre eles os anarquistas, os narodniks e os socialistas. Tanto os anarquistas quanto um setor dos populistas preconizavam o emprego de ações terroristas contra membros do governo.
02 – A Rússia na questão econômica foi totalmente atrasada em relação à Europa ocidental, a Rússia só começou a se industrializar no final do século XIX. Dois fatores foram decisivos nesse processo: a ação do governo, que investiu, sobretudo na construção de ferrovias, e os empréstimos e investimentos diretos estrangeiros. Alem desses fatores, a produção industrial foi favorecida pelo baixo custo da mão de obra, formada por trabalhadores de origem rural, recém-chegados ás cidades. Outra característica foi a concentração de três pontos de industrialização no território russo: na capital São Petersburgo, em Moscou, e na região sul de Moscou. Nesses lugares foram formadas grandes unidades industriais.
03 – Uma dessas tendências era a dos bolcheviques, liderada por Lenin. Essa facção propunha a formação de uma aliança operário-camponesa para lutar pelo poder como primeiro passo para se chegar ao socialismo, o

Relacionados