historia da psicologia moderna

Páginas: 16 (3833 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Aula 19/02 quarta-feira
Ideia central de Platão: Ideia Inatista- O homem já nasce com o conhecimento acumulado na Alma. -> Descartes: Acreditava que as ideias eram inatas e tentou descobrir um método que permitisse que todas as verdades fossem confirmadas para que se tornassem uma Ciência.
Ideia central de Aristoteles: Ideia Ambientalista- O ambiente que constrói o conhecimento do homem. ->Empiristas:Mesma concepção do conhecimento e mesma visão do homem.
OUTROS ASPÉCTOS:
Subjetividade privatizada: nas artes, literatura e crenças
Ceticismo x Empirismo: Empiristas dizem que os pensamentos podem nos enganar ( empírico: tudo que é palpável, constatar de alguma forma com os sentidos para comprovar a existência de tal objeto). O movimento ceticista dizia que absolutamente nada éverdade, nada é comprovado.
Romantismo: período em que as pessoas enxergam que não são apena racionais, que possuem sentimentos e esta é a diferença entre o ser humano e os animais.
20/02- quinta-feira
Método cientifico: diferencia a Psicologia da Filosofia: Na filosofia o conhecimento é reflexivo e observacional e lógico e na Ciencia da Psicologia, tudo tem que ser provado . Ciência> comprovação emlaboratórios.
Teoria: corpo de conhecimento maior que formula leis possíveis do comportamento humano.
Experimento: estudo concreto.
Experiencia: aspectos do cotidiano.
Experiencia Científica: estudo em laboratórios.

FISIOLOGISTAS :CORPO E MENTE
Quem começou essa investigação foi Rene Descartes (ato reflexo- comandos mentais que encaminham nossos movimentos)
Experiencias com corposmortos: Extirpação e o método clínico.
Tentativa de mapeamento do cérebro externo: áreas que requerem respostas de determinada área corporal.

Cranioscopia: formato e características do cérebro que demonstram como a pessoa é emocionalmente; intelectualmente. Foi comprovado que este estudo não é valido. -> Segue os preceitos da idéia inatista, pois se uma pessoa nasce com determinada característica nocérebro ela será de determinada forma para o resto da vida.
Conhecimento da PSICOFISICA-> tentativa de relacionar a física concreta e a Psicologia que retrata a alma/ mente. 1860 primeiro livro retratando a PSICOFISICA.
Interação entre fisiologia e psicologia para a CIENCIA ->

27-02 quinta-feira
Contribuições da Fisiologia: Mapeamento cerebral, psicofísica.
Tentativa de fazer estudosexperimentais, através de trabalhos da ciência para comprovar coisas discutidas pelos filósofos: PSICOFISICA.
PSICOLOGIA FISIOLOGICA: Woundt
Viu-se a possibilidade de comprovar os fenômenos e comprovar cientificamente. Comprovar reflexões mente-corpo e sobre a possibilidade de medir fenômenos psíquicos.
O estimulo caminha entre caminhos, presença de cargas elétricas que fazem os estímulos motoresno sistema nervoso. Analise da sensação, podendo medir.
WEBER FECHNER > assiona as sensações.
Porém WOUNDT que estabeleceu parâmetros para a nova ciência da PSICOLOGIA;
1875: Wundt conseguiu espaço para a demonstração de experimentos, em 1879 Woundt realizou pela primeira vez uma pesquisa no primeiro laboratório de Psicologia experimental na Alemanha; FUNDOU O PRIMEIRO LABORATÓRIO. Que não erade fisiologia e nem psicofísica e sim PSICOLOGIA.
Para ser uma ciência: é preciso de um objeto de estudo, experimento, precisa ser comprovada e considerada uma verdade.
Começou a pesquisar na sensação, limiar de respostas dos estímulos e sua intensidade e pesquisou atenção, percepção, sentimentos.
PSICOLOGIA FISIOLÓGICA: ele separou a psicologia da fisiologia.
Consciência humana: envolvetodos os fenômenos que me permitem ver a realidade como ela é, percepção, sensação, julgamento;
Woundt tinha certeza que todos os elementos que formam a consciência podem se integrar e que não era possível estudar esses elementos separadamente;
A consciência não tem elementos estáticos, esses elementos estão sempre em processos de transformações, que constroem outros elementos;
Ele elege como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Psicologia Moderna
  • História da Psicologia Moderna
  • historia da psicologia moderna
  • Historia Da Psicologia Moderna
  • História da psicologia moderna
  • História da Psicologia Moderna
  • História da psicologia moderna (livro)
  • história da psicologia moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!