Historia da Psicologia Hospitalar

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR
Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Tamanho do texto: A A

Anos 60: psicologia foi reconhecida como profissão
Épossível perceber que inúmeras dificuldades foram encontradas para que o objetivo de tratar e prevenir doenças e tratar o doente fosse prática básica no hospital, que estava habituado, até então, asimplesmente acolher os pobres doentes, até que morressem. A Medicina foi gradativamente ocupando o seu espaço e fazendo da instituição seu lugar de praxe.
Naturalmente, que a Psicologia também enfrentariainúmeras dificuldades para inserir-se no ambiente hospitalar. Tais dificuldades giravam em torno da resistência da população em aceitar um profissional de saúde mental, prestando assistência a uma pessoacom enfermidades físicas. Cabe ressaltar que essa resistência não se deu somente por parte da população leiga, mas também das equipes médicas. São poucos os registros da atuação de psicólogos eminstituições de saúde no Brasil, porém, pode-se perceber que na década de 50 havia atividades do psicólogo em hospitais no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Segundo Sebastiani (2000), observa-seque na mesma época em que ocorreram os primeiros movimentos mais consistentes a fim de oficializar a Psicologia como profissão no Brasil, instalaram-se no país os primeiros serviços estruturados eoficializados de Psicologia Hospitalar. Esses serviços foram implantados de 1952 a 1954 na Ortopedia e em 1957 na Unidade de Reabilitação, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina daUniversidade de São Paulo. No início da década de 60, a Psicologia foi oficialmente reconhecida como profissão no Brasil.
Nesse período, observa-se também a expansão de iniciativas de vários psicólogospara desenvolver seus trabalhos em hospitais gerais. Além disso, é fundada em Cuba a primeira sociedade de Psicologia da Saúde no mundo. Percebe-se também que, tanto no Brasil como em outros países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da psicologia hospitalar
  • História e caracterização da psicologia hospitalar
  • A história da Psicologia Hospitalar no Brasil
  • Historia da psicologia hospitalar
  • História da psicologia Hospitalar
  • a historia da psicologia hospitalar
  • História da Psicologia
  • Psicologia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!