Historia da peagogia

889 palavras 4 páginas
A história da educação diferencia-se pelas fontes às quais recorre: arquivos escolares, museus escolares, legislações específicas, diários de classe, cadernos de alunos, etc. Os temas de pesquisa são abrangidos desde as instituições educacionais, representações de infância e da profissão docente, história da educação comparada história das disciplinas escolares, história do ensino superior.
E a Pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Antigüidade Oriental: a educação tradicionalista
Antigüidade Grega: a Paidéia
Antigüidade Romana: a humanitas
Idade Média: a formação do homem de fé.
Renascimento: humanismo e reforma
Brasil: início da colonização e catequese
Idade Moderna: a pedagogia realista
O Brasil do séc. XVII
Por se tratar de uma sociedade agrária e escravista, não há interesse pela educação elementar, daí a grande massa de iletrados.
Século das Luzes: o ideal liberal de educação
O Brasil na era pombalina
Século XIX: a educação nacional
Principais pedagogos:
Pestalozzi – é considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos. Reconhece firmemente a função social do ensino, que não se acha restrito à formação do gentil-homem.
Froebel – privilegia a atividade lúdica por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades.
Herbart – segundo ele, a conduta pedagógica segue três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina.
Brasil: a educação no Império
Ainda não há propriamente o que poderia ser chamada de uma pedagogia brasileira. É uma atuação irregular, fragmentária e quase nunca com resultados satisfatórios. O golpe de misericórdia que prejudicou de uma vez a educação brasileira vem de uma emenda à

Relacionados

  • O que é Pedagogia
    1796 palavras | 8 páginas
  • ensino de lingua portuguesa nos anos iniciais
    13122 palavras | 53 páginas