historia da musica brasileira

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014



Historia da musica brasileira
A música brasileira tem como sua maior influência a música africana, trazida pelos escravos, com seus ritmos frenéticos e instrumentos rudimentares. Mas esta não foi a única influência que desembarcou nos portos brasileiros na época da colonização. Os colonizadores europeus trouxeram o erudito, a dança de salão, os saraus e a música religiosa, totalmentecontrastante com os cantos geralmente uníssonos e responsórios dos índios. Enquanto, na opinião de alguns historiadores, a mestiçagem dos povos foi uma desgraça para o Brasil, ela foi elementar para a formação cultural do país, e só teve seu início oficial após a abolição da escravatura em 1888.  A mistura dessas culturas diversas se tornou responsável pelo que conhecemos como música brasileira hoje.O primeiro ritmo musical originalmente brasileiro foi o maxixe, formado a partir de uma mistura entre o "lundu" (este termo significa umbigada e é uma espécie de samba muito sensual praticado nas rodas dos escravos) e a "modinha"  portuguesa (composição suave, geralmente romântica, tocada na viola e dançada em salões). Com a umbigada do lundu e a poesia da modinha a identidade musical brasileiratomava forma. Por volta dos anos 1880 surgia um novo jeito de se fazer música no Brasil, no subúrbio da então capital Rio de Janeiro. Era uma forma mais charmosa e chorosa de se tocar as canções populares vindas da Europa, o que começou a ser chamado de “choro”. 
O Choro nascera mais precisamente como uma forma musical (utilizava-se frequentemente a forma de Rondó) do que como um gênero de fato.O virtuosismo e o reconhecimento dos músicos eruditos na época eram notáveis, tanto que os músicos brasileiros também queriam executar tais obras, mas da sua maneira. O jeitinho brasileiro de se fazer música foi criando forma, a versatilidade, a improvisação e a habilidade dos músicos se tornaram características do "choro". Reuniam-se músicos próximos, geralmente violonistas, flautistas ecavaquistas, e atuavam como "orquestras portáteis", se apresentando em estabelecimentos comerciais. Um nome importante do início do Choro, responsável pela formação de vários conjuntos de músicos, foi o do flautista Joaquim Antônio da Silva Calado, ou simplesmente, Calado.
As primeiras gravações musicais no país datam do início de 1900 e acabaram impulsionando a música como negócio e como objeto deconsumo e lazer. Os primeiros encontros sociais para apreciação de música aconteciam nas confeitarias, onde a alta sociedade se reunia para tomar chá enquanto ouvia grandes músicos da época.  Também dentre as décadas de 10 e 20 era forte a presença de uma música feita longe dos grandes centros brasileiros: a música sertaneja. Como exemplo desta música sertaneja podemos citar a canção Luar do Sertão,composta por Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, muito diferente da música sertaneja que conhecemos nos dias de hoje. 
O entrudo, como era originalmente chamado o carnaval de rua, foi trazido pelos europeus para o Brasil no final do século XVIII. Enquanto as classes média e alta faziam sua folia dentro de salões, com passeios e bailes de máscaras que imitavam os grandes bailes de Paris, aclasse baixa organizava "cordões carnavalescos" nas ruas, fazendo marchas pelas ruas e criando, consequentemente, o samba. Diferente do samba que conhecemos hoje, o samba das marchinhas de carnaval era chamado de "marcha rancho" e inicialmente era tocado com instrumentos de sopro. Ainda com a abolição da escravatura, muitos negros saíram da Bahia para viver no Rio de Janeiro. Esse movimento foifundamental para a criação do samba por volta dos anos 1910, e teve como figura importante o músico, compositor e violonista Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, que gravou o primeiro samba: Pelo Telefone. O samba chegou ao seu auge com a época de ouro do rádio brasileiro, na década de 30. 
Com o crescimento do rádio e da gravação elétrica no final dos anos 20, ser musico se tornava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA MÚSICA BRASILEIRA
  • História da música brasileira
  • História da mùsica brasileira
  • A História da Musica Brasileira
  • Historia da musica Brasileira
  • HISTÓRIA MUSICA BRASILEIRA
  • História da musica brasileira
  • MPB

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!