historia da missiologia e dos missiólogos Gustav e Warneck e Joseph Schmidlin

435 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Missiologia: O termo tem sido definido de várias maneiras como "a ciência da comunicação transcultural da fé cristã", como "preeminentemente disciplina acadêmica subjacente a tarefa de evangelização do mundo", e como "o campo de estudo que pesquisa, registros e aplica dados relativos às origens bíblicas e da história da expansão do movimento cristão de princípios antropológicos e técnicas para seu avanço.
História Gustav e Warneck
No entanto, não foi até o século XIX Missiologia que realmente entrou em sua própria como uma disciplina acadêmica. Dois luteranos alemães foram responsáveis: Karl Graul, diretor da Missão de Leipzig, foi (de acordo com Otto Lehmann) "o primeiro alemão a qualificar-se para ensino académico mais elevado neste domínio"; Warneck e Gustav, que hoje é considerado como o fundador da protestante ciência missionária. Sua Evangelische Missionslehre (1892) confirma abundantemente esta designação. Warneck influenciou significativamente o grande missiólogo católico Josef Schmidlin (1876 - 1944) e, assim, iniciou o tipo de estimular a interação entre os dois principais segmentos da Igreja que tem continuado até o presente.
Warneck morte de praticamente coincidiu com a Conferência Missionária Mundial em Edimburgo em 1910. Desde então, os encontros de enteados desta conferência, o Conselho Missionário Internacional (até Gana, 1958) e da Comissão Mundial sobre Missão e Evangelismo do Conselho Mundial de Igrejas (depois de Nova Delhi, 1961), continuaram a refletir sobre uma grande variedade de aspectos da ciência da missão. Nos últimos anos nonconciliar evangélicos têm participado cada vez mais presente no debate acadêmico por causa da sua preocupação de que uma teologia bíblica da Igreja deve fazer a sua central chamando missionário, um postulado de que tem sido fortemente contestada a partir de 1960 em diante, com a radicalização da teologia ecumênica e da crescente secularização da maioria do Conselho Mundial de Igrejas-membro Igrejas

Relacionados

  • Teologia
    186944 palavras | 748 páginas