Historia da medicina na educação

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
As questões que o autor do texto levanta, foram pouco trabalhadas pela historiografia da educação. O autor demonstra o quadro da medicina, no recorte do século XIX, que coincide com o desafio e a ousadia de se organizar um Estado Nacional, ele procura analisar se e como a educação escolar compareceu no interior desse amplo projeto de constituição do Brasil como Estado Nacional Independente.
Aformação de um projeto para escola tendo por fundamento a ciência positiva, acompanhando as novas descobertas da ciência e do crescente desenvolvimento tecnológico. As relações entre medicina, educação e sociedade refletindo sobre o processo de constituição da ordem médica do Brasil e das açoes realizadas nessa direção, privilegiando um exame de características da razao médica, suainstitucionalização, seus agentes, bem como a produção discursiva voltada para modelação do objeto educacional.
A partir do século XIX as principais fontes encontradas foram legislativas e estatísticas, esses documentos conseguem apontar os avanços e os progressos instaurados no que diz respeito a questão educacional.
Destacados os pontos cruciais para o desenvolvimento da medicina como higienizadora do processomoral, educador e preventivo de saúde.
Produção da razão médica
O ramo da medicina que se ocupou da descrição e redescrição dos objetos sociais, em conformidade com cânones dessa ciência, foi designado como Higiene. Esse ramo se preocupou, sobretudo, com uma medicina social. A pergunta é como se deu a inclusão das questões relativas à educação escolar no interior das preocupaçõesmédico-higiênicas?
. comunicação entre médicos brasileiros e estrangeiros, a partir dos registros das referências ao médico filósofo inglês John Locke e ao pensador francês J.J. Rousseau.
.defendiam e justificavam uma nova ordem fundada nas hierarquias do saber da ciência.
.atuavam em coibir a atuação dos curandeiros, indiginas, benzedeiras , parteiras, medicina homeopática, da helvética (estudo da botanica),medicina dita oriental e classificar essas práticas como charlantanismo e intituir como verdadeira só a ciência positiva.
.em 28 de maio de 1829 foi fundada no Rio de Janeiro, uma sociedade científica médica que se propunha a tratar dos interesses médicos-sociais e do ensino da medicina, tudo isso pensando no futuro do governo.
. criação de uma escola de formação para novos médicos paragarantir o monopólio. A formação escolar é critério, exigência e condição necessária para o pleno exercício do fazer médico. A constituição desse monopólio da arte de curar foi possível através do conhecimento ou matérias médicas mais especializadas e elevação do número dessas matérias, fixação das necessidades de uma formação de longa duração, estabelecimento de professores-médicos especializados paracada uma das matérias, distribuição do tempo escolar, de regras de avaliação, separação de competências entre o médico, o farmacêutico e a parteira, bem como a proibição da atividade dos leigos colocando-os como ilegítimos para prática.
Saberes e objetos da razão médica
Eliminar ou minimizar os sofrimentos do ser humano e ainda, conforme a fórmula do juramento a ser pronunciado na cerimônia decolação de grau, ser “sempre fiel aos deveres de honra, da ciência e da caridade”.
Fazendo o recorte do ano de 1886, dois anos depois da aprovação da reforma de 1884, considerando que as normas já estavam em vigor, o autor tenta perceber o grau de realização daquilo que a faculdade procurou modelar por intermédio dos saberes e objetos incluídos no projeto de escolarização: no ano de 1886 foramdefendidas 112 teses que podem ser agrupadas em três classes, a primeira trata de cirurgias e patologias específicas, a segunda questões de ordem social e moral e as mistas.
A partir de então o autor cita a verdadeira intenção da instituição médica, quando esta conclui que deve se concentrar na prevenção das patologias, mas vai além apresentado as questões morais, o bem estar físico, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTORIA DA MEDICINA
  • Historia da medicina
  • História da medicina
  • História da Medicina
  • Historia da medicina
  • historia da medicina
  • História da Medicina
  • HISTORIA DA MEDICINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!