Historia da Maquiagem

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
Maquilagem ou maquiagem tem origem do francês maquillage, que é a ação ou efeito de maquiar, a aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento ou disfarce.

Historia

A maquiagem assim como os cosméticos é muito antiga, provavelmente usada desde o período paleolítico, onde o homem começa a se reunir em grupos, fixando-se na terra ficando mais sedentário e com isso surgem osprimeiros sinais da vaidade no homem. Com as diferenças hierárquicas, dentro desses grupos, os Chefes enfeitavam-se com garras e dentes de animais ferozes. Já os feiticeiros e curandeiros adornavam o corpo com pinturas consideradas “mágicas”.
Essas sociedades primitivas já usavam pinturas no rosto em diversas situações. Na maioria das vezes, também usavam como artifício para celebração de rituaisreligiosos, para firmar condição de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida como cultos funerários ou cultos à fertilidade.


Três dos principais produtos de beleza já existiam na Antiguidade

• Sombra - A mais antiga das maquiagens era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, conhecida como kohl. Fragmentos desse pó escuro - uma mistura do mineral malaquitacom carvão e cinzas -, que servia para realçar os olhos, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.;
• Rouge - Pode ter sido na Grécia Antiga que surgiu o primeiro antepassado do rouge. Segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já utilizavam matérias-primas como gordura e tinta vermelha paraproduzir esse tipo de efeito corado nas faces. A tintura era obtida de raízes vegetais;
• Batom - Também na Roma Antiga, as mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas à base de gordura que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo. Mas, nessa época, isso servia mais para proteger os lábios do ressecamento do que paraembelezá-los.

Cores naturais

(Minérios, argila e fuligem davam os tons da maquiagem primitiva)
• Vermelho - Na Antiguidade, maquiagens com esse tom continham óxido de ferro, tirado de rochas moídas;
• Preto - A cor vinha de compostos contendo elementos básicos, como carvão, cinzas e fuligem;
• Verde - Era obtido a partir de um minério de cobre chamado malaquita, que tem coloração esverdeada;• Amarelo e ocre - A principal matéria-prima usada para produzir esses tons era a argila.

Com a evolução do homem surgem às primeiras pinturas de guerras, mais tarde surge na região da Mesopotâmia produtos de maquiagem a base de carvão para os olhos, henna e outros resíduos naturais. Já os Gregos tinham mais preocupações com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquiagem propriamentedita. A maquiagem era usada sim, porém não como na Babilônia e no Egito onde a maquiagem se torna um ritual de beleza, parte da higiene diária e toma função de requinte e é onde são encontrados os primeiros testemunhos do uso de cosméticos.
Três mil anos antes de Jesus Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos esobrancelhas (a base de chumbo, malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animas, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo doauripigmento, o preto docarbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro.
O Kama Sutra, escrito no século I e IV, define o padrão de beleza da mulher ideal que seria de pele bem clara, fina e macia. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito: mulher de pele clara e homem de pele escura. Carismática e poderosa, ela imortalizou seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da maquiagem
  • história da maquiagem
  • historia da maquiagem
  • a historia da maquiagem
  • História da maquiagem
  • HISTÓRIA DA MAQUIAGEM
  • Historia da maquiagem
  • Historia da maquiagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!