Historia Da Internet No Brasil Jociel Dos Reis

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
FACULDADE GUAIRACA
CURSO DE ANALISE DE SISTEMAS








JOCIEL DOS REIS
Historia da internet no Brasil









GUARAPUAVA
2013
JOCIEL DOS REIS




Historia da internet no Brasil



Este trabalho tem por finalidade a obtenção de nota parcial do primeiro bimestre da disciplina de redes do professor Antonio marco.









GUARAPUAVA
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
REFERENCIALTEÓRICO...........................................................................................4
2.1 Historia da internet no Brasil. 4
BIBLIOGRAFIA 7


















1. Introdução
Tudo iniciou em 1981 com a Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade, Yale em Connecticut que se ligavam.
O inicio das redes de internet no Brasil foi em 1991 com a conexão tupiniquim. Assim foi se expandindo e só em 1994ela sai das empresas privadas dando a oportunidade para alguns poucos usuários residenciais.

















2.Referencial teórico:
2.1. Historia da Internet no Brasil
O que possibilitou a chegada da internet ao Brasil foi à rede a Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. Em solo brasileiro, aBitnet conectava a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Fermilab, laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas, que ficava em Illinois, nos Estados Unidos. As duas instituições eram ligadas via linha telefônica, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino. Bastante rudimentar se compararmos com as fibras ópticas de hoje. Como a conexãoera do tipo ponto a ponto, ela também dispensava a discagem: a FAPESP estava sempre conectada ao Fermilab. Em 1990 foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de implantar uma infraestrutura com abrangência nacional para os serviços de internet. E já que a internet se popularizava entre o meio acadêmico dos Estados Unidos, o Fermilabtambém resolveu adotar a nova tecnologia. Porém, sem abandonar o uso da Bitnet. Por isso, com o passar do tempo a conexão entre a FAPESP e o Fermilab acabou se tornando a única rota de saída de dados do Brasil para o mundo e a principal conexão tupiniquim com a internet, no início de 1991. “A Fundação também ficou encarregada da administração do dominínio “.br” e da distribuição dos números IPs para oBrasil.
Outra novidade no cenário nacional foi a expansão da rede dentro do país. Uma nova conexão interligava a FAPESP ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro. Posteriormente, as conexões de internet foram estendidas também para outras instituições dentro de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Essas conexões usavam linhas privadas queoperavam na faixa de 2.400 a 9.600 bits por segundo (bps). A própria conexão entre a FAPESP e o Fermilab operava a 4.800 bps até setembro de 1990, quando então passou a trafegar dados a 9600 bps. Esse valor é muito inferior ao que temos hoje em nossas casas, com as conexões de até 10 megabits por segundo (Mbps), por exemplo. Hoje, a conexão atual da FAPESP opera na faixa de 10 Gigabits por segundo(Gbps).
O engraçado é que na época a internet não era tão diferente da Bitnet, em termos de usabilidade. Os pesquisadores usavam a rede basicamente para trocar mensagens eletrônicas com cientistas de outras instituições acadêmicas. A grande novidade era o fato de que os endereços de email agora faziam parte do domínio “.br”. Em 1992 a RNP já tinha implementado uma rede de abrangência nacional,interligando 11 capitais brasileiras por meio de uma malha de 9.600 bps. Já as conexões entre Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre possuíam links de 64.000 bps. Outra novidade neste mesmo ano foi o aparecimento de organizações que passaram a agir localmente, em nível estadual. A Rede Rio, por exemplo, conectava instituições de ensino do Rio de Janeiro usando enlaces de 64.000 bps....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Internet no Brasil
  • Historia Internet Brasil
  • Internet no Brasil
  • INTERNET NO BRASIL
  • Internet no brasil
  • Internet no Brasil
  • A INTERNET NO BRASIL
  • Historia da Internet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!