historia_da_imprensa_no_brasil_introduc_o

4943 palavras 20 páginas
INTRODUÇÃO:

PELOS CAMINHOS DA IMPRENSA NO

BRASIL

Ana Luiza Martins
Tania Regina de Luca

A história do Brasil é repleta de peculiaridades. Nossa
Independência foi declarada pelo filho do imperador português.
Passamos a maior parte do século XIX sob uma Monarquia, enquanto o resto do continente era republicano. Assim, não é de espantar que o primeiro jornal brasileiro tivesse sido publicado em... Londres.
De fato, o Correio Braziliense surgiu em 1808. Oposicionista e crítico, o periódico era feito na Inglaterra, mas discutia os problemas da Colônia e atravessava o oceano Atlântico para circular por aqui.
Assim, no mesmo ano em que a Corte portuguesa transferiu-se para o Rio de Janeiro fugindo de Napoleão, o jornal idealizado e realizado por Hipólito da Costa, disponível a nobres e plebeus do
Novo Mundo, estava longe de ser um beija-mão dos poderosos.
A diversidade de títulos começaria logo. A chegada da Corte mudaria radicalmente a vida da colônia, que se torna sede da monarquia portuguesa. Às tão citadas abertura dos portos e fundação do Banco do Brasil, somou-se a menos propalada criação da Impressão Régia, responsável, a médio prazo, pela impressão dos vários periódicos em terras brasileiras. Somente em São Paulo foram registrados cerca de 1.500 títulos no fim do século XIX. Em geral, jornais simples, com duas páginas, eles foram ganhando simpatia da população letrada.
Hoje, há títulos para todos os gostos. Há jornais novos, outros que começaram a circular ainda no Império. Há revistas de informações gerais, outras voltadas a nichos específicos. Há, também, variedade

8

H

I S T Ó R I A

D A

I M P R E N S A

N O

B

R A S I L

de preço e formas diversas de distribuição, que vão da entrega em semáforo a domiciliar, passando pela venda em bancas. Não é de hoje que há publicações colocadas à disposição em consultórios, aviões e em táxis. E mais recentemente a internet criou outras formas de embalar e fazer circular a informação.
Mas voltemos aos primórdios. A

Relacionados