historia da igreja

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014
Resumo capítulo 10
A igreja de Cristo: o retrato bíblico e histórico
Introdução
A igreja terá de se levantar e explicar as verdadeiras razões pela sua existência, sua importância no reino de Deus e por que todos os crentes precisam urgentemente do seu ministério. Se não fizer isso, corremos o perigo de seguir o caminho nominalista da igreja católica: crentes apenas em nome; uma multidão depessoas que se identifica como evangélica mas não se engaja na igreja.
Antecedentes no antigo testamento
Mesmo que o conceito de igreja seja neotestamentário, o povo de Deus sempre se juntava desde a época do antigo testamento. O plano de fundo é o povo de Deus como o povo de aliança; uma aliança iniciada por Deus e ratificada pelo seu povo, com compromissos de ambos os lados. Deste contexto,veremos o nascimento da igreja a partir de uma nova aliança em Cristo.
No período pré-mosaico, a era dos patriarcas, Deus trabalhou mais com indivíduos – Adão, Eva e Noé do que com o povo. A partir de Abraão vemos a mudança, Deus começa a trabalhar com um povo, formado uma aliança com Abraão e seus descendentes.
No período mosaico, os contornos do povo de Deus ficam mais definidos. Com oêxodo, o povo era chamado, a “assembleia”. Nem sempre o povo da aliança cumpria com seus deveres, mas Deus continuou a trabalhar com ele e através dele.
No período profético, os salmistas retratam o povo de Deus como um rebanho de ovelhas e Deus como pastor.
Estabelecimento da igreja no N.T.
A igreja no ensino e pregação de Jesus
Começamos a nossa consideração do estabelecimento da igreja com aprópria pessoa de Jesus. Para Jesus, havia uma continuidade entre o povo da aliança do antigo testamento (12 tribos) e a nova comunidade (liderada por 12 apóstolos). Porém, a superioridade e exclusividade do povo judeu que estavam enraizados na mentalidade, foram aniquiladas pela universidade da sua mensagem e comunidade.
As parábolas de crescimento: semeador, grão de mostarda, ovelha perdida efilho pródigo, enfim, a maioria das parábolas do reino subentende o envolvimento de uma comunidade.
Os apóstolos, selecionados para liderar a nova comunidade, foram instruídos por Jesus sobre o tipo revolucionário de liderança que deveriam exercer: liderança de servo, como explicado por ele mesmo. Este grupo de apóstolos sinalizava o futuro reino como foi indicado na ceia do Senhor, ainstalação da “nova aliança”.
- A igreja nos evangelhos
Cristo mesmo é a única forma de entrar no reino e para a nova comunidade (Ap.1.18;3.7). Pedro como representante de Jesus, declara a mensagem de perdão em Cristo, primeiro aos judeus, e depois aos gentios (At.10). Assim abrindo ou fechando a porta para o reino e a vida eterna.
Igreja antiga (Cristo – 600 D. C.)
Nos primeiros séculos desteperíodo, a igreja se organizou em torno dos três ministérios das epístolas pastorais: supervisão, ensino e serviço. Desenvolveram ofícios correspondentes. Bispos (supervisão), presbítero (ensino) e diácono (serviço).
Igreja medieval ( 600 – 1500)
Foi neste período que a supremacia absoluta do bispo de Roma, o papa, se estabeleceu pouco a pouco. Com o declínio do poder do império romano, a igrejade Roma tornou-se a instituição mais poderosa no ocidente.
Igreja reformada
O foco da igreja medieval tornou- se a igreja visível – a instituição, com suas políticas, prédios e papa. Os pensadores anteriores aos medievais reconheceram a existência desta igreja visível, mas entenderam que a igreja invisível era o mais importante. Reformadores como Lutero levantaram a bandeira de que averdadeira igreja, a igreja invisível, consistia das pessoas que foram justificadas pela fé. Esta igreja verdadeira só Deus conhecia, porque era espiritual e invisível.
O corpo de Cristo
A metáfora do corpo talvez seja a mais ilustrativa do funcionamento da igreja. “essa figura salienta que a igreja é agora o centro da atividade de Cristo, assim como seu corpo físico a centralizava durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Igreja
  • História da igreja
  • Historia da Igreja
  • A História da Igreja
  • História da Igreja
  • História da Igreja
  • HISTÓRIA DA IGREJA
  • historias das igrejas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!