Historia da Havainas

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 3 de março de 2015

Estudo de Caso:
A historia da Havaianas.
Referências:
Acesso em: 22/11/2014.
Acesso em: 22/11/2014.
Acesso em: 22/11/2014.

As Sandálias Havaianas surgiram em 14 de junho de 1962 e foram inspiradas na Zori, um tipo de sandália oriental feita de palha de arroz, elas ganharam um solado com textura que reproduz este grão. Por serem feitas de borracha, seu valor era muito baixo etinha uma grande durabilidade, logo ganhou espaço entre a classe trabalhadora. O primeiro modelo que surgiu possuía um solado bicolor nas cores azul e branco.
O nome Havaianas foi inspirado nas praias do Havaí, onde devido ao clima quente seria muito utilizada por deixar os pés livres. A sandália foi criada pela empresa brasileira Alpargatas São Paulo.
Com apenas um ano de lançamento no mercado aempresa já produzia mais de mil pares por dia, com o crescimento das vendas foram surgindo imitações da sandália. Foi desenvolvido então um slogan pela agencia JW Thompson com a seguinte frase: “legitimas, só as Havainas”, as únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras. A empresa em seus comercias utilizava a palavra ”fajuta” para definir as sandálias dos concorrentes, essapalavra acabou sendo incluída no dicionário como sinônimo de coisa ruim. As propagandas eram estreladas pelo comediante Chico Anysio. Eles entraram com o pedido de patente dois anos depois do lançamento e no dia 13 de agosto de 1964 o pedido foi recebido pelo departamento responsável sob o nome de “novo modelo de palmilha com forquilha”
A primeira Havaianas colorida surgiu por acaso apartir de umerro na máquina, o lote que era para sair na tradicional cor azul acabou saindo na cor verde, e para surpresa dos produtores se tornou um grande sucesso. Depois desse acontecimento passaram a ser produzidas Havaianas em quatro cores diferentes. Na década de 1980 já eram comercializados mais de 80 milhões de pares por ano. Na mesma década a Sandália passou a fazer parte da cesta básica e como talcomeçou a ter seu preço fiscalizado pelo governo, esse fato ocorreu devido à grande expansão da venda das sandálias para as classes mais humildes.
As Havaianas foram consideradas chinelo de pobre por quase 30 anos, por serem muito utilizadas pela classe mais pobre e serem vendidas em todos os comércios de bairro. Em 1994 a empresa se sentiu ameaçada pela forte concorrência da Grendene, que era umaempresa produtora de chinelos de PVC e desenvolveu um novo modelo, este foi baseado na ideia dos surfistas que viravam o solado de suas Havaianas tradicionais para que a parte colorida ficasse para cima, recebeu o nome de Havaianas TOP e possuía cores mais fortes, tira e solado monocromático, sendo também mais alto no calcanhar. Mesmo sendo comercializada por um valor mais alto, no primeiro anoapós o lançamento já haviam sido vendidas 300 mil unidades.
O novo modelo foi apresentado ao público através de campanhas de publicidade estreladas por artistas famosos e logo se transformou em moda. Todos os anúncios eram muito coloridos o que mostrava o auto astral da marca. Uma das grandes estratégias utilizadas pela empresa foi a distribuir para cada ponto de venda modelos diferentes, deacordo com o seu público e as sandálias eram expostas nas lojas de forma a facilitar a escolha.
Da década de 1990 em diante a empresa não parou de inovar e criou varias linhas de produtos desde sandálias para bebês representadas pela linha Havaianas Baby a sandálias com temas específicos como a linha Havaianas Surf, inspirada em temas praianos. No ano de 1998 foi lançada a coleção Havaianas Brasil,a sandália era verde e amarela e sobre a tira era encontrada uma pequena bandeira do Brasil foi lançada especialmente para a Copa do mundo daquele ano.
Elas se tornaram uma febre mundial a partir de 2000, e até turistas compravam o produto para presentear seus amigos e parentes se tornando um item de desejo entre eles.
Foi nesse mesmo ano que a empresa deu seu primeiro passo rumo a expansão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Havainas
  • Havainas
  • havainas
  • Havainas
  • havainas
  • Havainas
  • Havainas
  • Havainas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!