historia da fisooterapia

552 palavras 3 páginas
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA

Na antiguidade, no período entre 4.000 a.C. e 395 d.C. havia uma grande preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas "diferenças incômodas". Existia uma preocupação em eliminar essas diferenças através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos. A ginástica era um dos procedimentos utilizados para o tratamento de disfunções orgânicas já instaladas.
Na idade média ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos na área da saúde devido a intervenção religiosa que defendia que o corpo humano era algo inferior, assim o exercício estava inibido em sua forma de aplicação curativa onde na nobreza e no clero tinha como objetivo aumentar a potência física enquanto para os burgueses e lavradores os exercícios eram vistos unicamente como diversão. No renascimento volta a tona a preocupação com o corpo saudável, nota-se uma preocupação com o tratamento, manutenção e cuidados com o organismo lesado e também as condições normais já existentes em organismos saudáveis.
Na industrialização voltou o interesse pelas "diferenças incomodas". Nessa época a população era submetida a excessivas e cansativas jornadas de trabalho e a condições alimentares e sanitárias precária. Isso gerou várias epidemias de tuberculose, cólera, alcoolismo e acidentes do trabalho.
As classes dominantes passaram a ter preocupações com o bem estar dos seus empregados pois eram os seus trabalhos que geravam as riquezas dessas classes. Isso fez com que o homem passasse a se interessar por novos métodos de tratamento das doenças e das suas sequelas. Começaram a usar recursos elétricos, términos e hídricos e também exercícios físicos.
Durante a segunda guerra mundial surgiram as escolas de cinesioterapia. Essas escolas tinham como principal objetivo tratar e reabilitar os lesados ou mutilados voltados da guerra. No final do século XX a fisioterapia passou a fazer parte da área da saúde. Seus recursos e formas

Relacionados