Historia da filosofia conteporanea

Páginas: 3 (529 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
GERALDO CAMINHAS NETO
CRSO DE FILOSOFIA - 5º TERMO
POLO DE PRESIDENTE PRUDENTE

1 – Explique a expressão existencialista “ a existência precede a essência”.

A existência precede aessência” , Eis a frase fundamental do existencialismo. Para podermos compreender o significado é preciso conhecer o que realmente que dizer essência, essa palavra é o que faz com que uma coisa seja oque é, e não outra coisa.

Como Satre, deu como exemplo o “Cortador de Papel “ podemos dar outro exemplo; a essência de uma mesa: é o ser mesmo da mesa, aquilo que faz com que ela seja realmentemesa e não cadeira.

Não importa que a mesa seja de madeira, ferro, fórmica, vidro, granito, que seja grande ou pequena: importa que tenha características que nos permitam usá-la como mesa.Portanto nasce , nesse momento a noção que o homem possui duas naturezas, humana e divina. Humana por busca a construir algum objeto , que vai ser usado pelo próprio ser homem, Divina porque crê emDeus, como um ser superior, que criou todo o universo e dentro do universo a natureza que nós fornece a sobrevivência.

Porque segundo essa concepção, a essência do homem procede a existência,Satre , era ateu não acredita em Deus um ser superior, não acreditou nas histórias que Noé construiu uma arca, nela entrou casais de animais, e sua família, que ocorreu um dilúvio sobre a terra .Por isso especifica que ao contrario das coisas e animais, no homem a existência precede a essência, isso significa que o homem primeiramente existe, e se descobre, surge no mundo, e que depois sedefine, como ele quer que seja, como ele se deseja após este impulso para a existência.

Se o homem é livre, é conseqüentemente responsável por tudo aquilo que escolhe e faz. A liberdade só possuisignificado na ação, na capacidade do homem de operar modificações no real.

Porque muitas das vezes o homem busca a liberdade, senti um vazio na sua vida, que cada dia é cheio de angústia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia conteporânea
  • Filosofia conteporânea
  • Filosofia Conteporânea
  • Filosofia conteporanea
  • o que é filosofia conteporanea
  • historia conteporanea
  • Filosofia politica conteporanea
  • Filosofia Conteporânea no Sec. XX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!