Historia da eucação

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
FACIC - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CRUZEIRO
2011

ATIVIDADE COMPLEMENTAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Respostas:

1)
Etimologicamente o termo Pedagogia vem do grego PAIDÓS (criança) e AGODÉ(condução). O pedagogo é aquele, portanto, que conduz crianças. Na Grécia Antiga, os "paidagogos" eram escravos que acompanhavam osfilhos de seus senhores em diversos locais e significa "aquele que guia", os aprendizes sentavam-se aos seus pés para ouvirem seus ensinamentos. Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, aPedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.
O paidagogo e o aprendiz. para nós, educadores, reflete a nossa postura, isto é, demosntra que nossos atos são espelho para os alunos, tudo que somo e fazemos, para eles são um modelo.

2)
Explicando: Na história da Educação,houve uma proposta pedagógica elaborada pelos jesuítas no final do século XVI. A denominada Ratio Studiorum ou Plano de Estudo era uma proposta pedagógica para os colégios jesuítas. Era um manual para ajudar os professores e administradores na marcha diária do colégio. Continha uma série de “regras” ou diretrizes práticas que tratavam de assuntos como a formação e a distribuição dos professores, osprogramas e os métodos de ensino, a relação de professor e aluno, princípios pedagógicos e currículo. Continha uma estrutura uniforme para manter os colégios integrados na missão de educar. Foi o primeiro sistema educacional nesse gênero que o mundo conheceu. “O processo que conduziu a redação e a publicação da Ratio Studiorum produziu um sistema de colégios cuja força e influência residiam noespírito comum, que havia se desenvolvido em princípios pedagógicos comuns, baseados na experiência, corrigidos e adaptados através de um constante intercâmbio”
Defendendo: As escolas brasileiras, em geral, não possuíam, há poucos anos, de forma sistematizada, explícita, documental e efetiva, uma proposta pedagógica. Todo o desenvolvimento das ações educativas das escolas eram exercidas intuitiva eespontaneamente de forma assistemática. O norte da escola estava definido apenas no seu Regimento Escolar, único instrumento obrigatório exigido pelos órgãos do sistema. O Regimento apresentava definições estruturais de organização e funcionamento do ambiente escolar, regras relacionadas ao comportamento ético e disciplinar desejado, fixando a destinação das infrações disciplinares e pedagógicasnuma complexa relação jurídica. A organização pedagógica era restrita. A estrutura administrativa e disciplinar era mais ampla. Através da proposta político-pedagógica, a escola desempenha a sua autonomia de estar sempre se atualizando, articulando as experiências educacionais vividas com a realidade atual, tornando-a capaz de responder às necessidades emergentes da vida em comunidade.

3)
Aeducação feminina é um fenômeno recente na história. Durante séculos, a mulher foi retratada, de modo geral, a uma situação de subordinação e dependência do pai e do marido, como objeto sexual do homem, colonizador e proprietário.
Dentro de casa, as mulheres recebiam instruções de suas mães, escravas, avós, governantas e tias, tais como: bordar, cozinhar, costurar e outros afazeres, em sua maiorialigada ao cotidiano doméstico.
Desta forma, por um longo período, dedicaram-se a um espaço privado, e conseqüentemente estiveram afastadas de uma educação formal. A ausência da educação feminina pode ser explicada pela exclusão da mulher do processo educativo pelo menos até o final do século XVII, quase dois séculos de diferença em relação aos homens.
Além da aprendizagem doméstica as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofos e eucação
  • Eucação especial
  • sociologia da eucação
  • Eucação fisica
  • Eucação ambiental
  • Licenciatura ou bacharelado em eucação fisica?
  • Planejamento Eucação física 2014
  • Políticas publicas e eucação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!