Historia da ergonomia e conforto térmico

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Historia
Desde os tempos do Homem pré-histórico à ergonomia já existia, quando se adaptavam seus instrumentos de caça, afiavam as pedras até ficarem pontiaguda, transformando-se numa lança ou num machado, ou posicionando galhos ou troncos de árvores sob rochas, como alavancas (SANTANA, 2006).
A virada do século XIX para o século XX caracterizou-se pela passagem dos fisiologistas e aosengenheiros como os principais agentes ergonômicos. Eles já haviam desenvolvido uma série de métodos, técnicas e equipamentos que permitiam mensurar efetivamente o desempenho físico do ser humano. A partir de 1915, na Inglaterra, foi formado um comitê destinado a estudar a saúde dos trabalhadores na indústria de guerra, uma espécie de assistência técnica ao fator humano na indústria, formado por médicos,fisiologistas e engenheiros. Surgindo então, a ergonomia clássica, após a segunda guerra, na chamada Revolução Industrial. A ergonomia clássica procurou entender os fatores humanos, típicos da atividade do ser humano em ambiente profissional. Buscando desenvolver e organizar dados sobre os fatores humanos, para projetos de sistemas de trabalho, como as linhas de montagem, as salas de controleentre outros. Uma evolução das formas de divisão do trabalho e das formas de interação entre pessoas e equipamentos técnicos. Ocorrendo também a primeira definição de ergonomia, como já citada à cima pelo polonês Wojciech Jastrzebowski, que definia a ergonomia como o estudo da relação entre homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, com aplicação da anatomia, fisiologia e psicologia. A SegundaGuerra Mundial marcou o advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos. Foi observado que aeronaves em perfeito estado de funcionamento, conduzidas pelos melhores pilotos, ainda caíam. Em 1943, Alphonse Chapanis, um tenente no exércitonorte-americano, mostrou que o "erro do piloto" poderia ser grandemente reduzido quando controles mais lógicos e diferenciáveis substituíram os confusos projetos das cabinas dos aviões. a ergonomia continuou a desenvolver-se e a diversificar-se. A era espacial criou novos problemas de ergonomia tais como a ausência de gravidade e forças gravitacionais extremas. Até que ponto poderia este ambiente sertolerado e que efeitos teria sobre a mente e o corpo? A era da informação chegou ao campo da interação homem-computador enquanto o crescimento da demanda e a competição entre bens de consumo e produtos eletrônicos resultaram em mais empresas levando em conta fatores ergonômicos no projeto de . A ergonomia brasileira surgiu a partir da difusão da ergonomia a nível internacional e desde entãopassou a ocupar um destaque no cenário internacional, particularmente no âmbito latino-americano. Sendo abordada pela primeira vez em 1960 por Ruy Leme e Sérgio Penna Kehl em um projeto para a USP.

Conforto Térmico
Além dos fatores físico, conforto térmico, envolve uma grama de fatores pessoais que tornam sua definição bastante subjetiva. Desta forma, o conforto térmico pode ser visto e analisadosob dois pontos de vista: pessoal ou ambiental. Se formos considerar apenas o ponto de vista pessoal, define-se conforto térmico como sendo uma condição mental que expresse satisfação com o ambiente térmico. Do ponto de vista físico, confortável é o ambiente cujas condições permitam a manutenção da temperatura interna sem a necessidade de serem acionados os mecanismos termo-reguladores, ou seja, énecessário que o organismo humano se encontre em balanço térmico com o meio ambiente. A Arquitetura deve servir ao homem e ao seu conforto, o que abrange oseu conforto térmico. O homem tem melhores condições de vida e de saúdequando seu organismo pode funcionar sem ser submetido a fadiga ou estresse,inclusive térmico. A Arquitetura, como uma de suas funções, deve oferecercondições térmicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conforto Térmico
  • conforto térmico
  • Conforto Térmico
  • Conforto termico
  • Conforto termico
  • Conforto térmico
  • Conforto termico
  • conforto termico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!