HISTORIA DA ENFERMAGEM NA UEMS

3848 palavras 16 páginas
1. INTRODUÇÃO

O presente tema proposto pretende abordar a historia do curso de enfermagem na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), a relação da enfermagem com a educação, cultura, sociedade e quais as contribuições da história da enfermagem para a profissão. O curso de enfermagem surgiu a partir da divisão do estado do Mato Grosso, devido a diversos conflitos políticos. O curso passou por muitas dificuldades, sendo sucateado devido à falta de grande estrutura física, onde os laboratórios, as salas de aula e a biblioteca não possuíam recursos adequados. Entretanto é possível ver que ao longo de uma década o curso de enfermagem da UEMS superou diversos obstáculos, e sempre lutando, através dos alunos e professores, para uma melhoria e valorização do curso.
Ao longo da história é possível ver uma inteira participação da enfermagem no que diz respeito à educação, cultura e sociedade. A enfermagem desempenha um importante papel promovendo educação em saúde, não deixando de lado os fatores culturais, que interferem ativamente no processo saúde x doença. Portanto a enfermagem e a sociedade desenvolveram um elo, onde uma se faz presente e essencial na historia da outra.
A história da enfermagem, marcada como uma historia de lutas e conquistas, contribuiu e contribui para a profissão, sobre todos os aspectos. É importante perceber que não se pode simplesmente ignorar os fatos acontecidos, e sim, buscar de todas as formas resgatar os acontecimentos que marcaram a historia da profissão, buscando um avanço para a categoria, visto que a profissão é marcada por diversas lutas para a valorização da profissão.

2. HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA UEMS

Essa pesquisa foi elaborada com o objetivo de resgatar a história do curso de enfermagem, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a sua implantação, as dificuldades e resistências encontradas durante esse processo, e possíveis avanços para os dias. Apesar da escassez de

Relacionados

  • ajuda
    32441 palavras | 130 páginas
  • metodologia
    6548 palavras | 27 páginas
  • 2012 06 27 21 12 32
    26707 palavras | 107 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas