Historia da educaçao

Páginas: 12 (2994 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
FACULDADE ANHANGUERA
PEDAGOGIA

Camilla Pedreira Nogueira 281608*
Erica Figueredo dos Santos Souza 266193*
Francine Natália de Farias 282280*
Gilcicleide dos Anjos Santana Carvalho 266241*
Juciele de Souza Cerqueira 266209*

DESAFIO DE APRENDISAGEM DE HISTORIA DAEDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

FEIRA DE SANTANA
2011

*Este desafio de aprendizagem foi elaborado pelas alunas do curso de Pedagogia do 3º semestre com a coordenação da professora presencial Ana Vitoria.

Camilla Pedreira Nogueira 281608*
Erica Figueredo dos Santos Souza 266193*
Francine Natália de Farias 282280*
Gilcicleide dos Anjos Santana Carvalho 266241*Juciele de Souza Cerqueira 266209*

Resumo
Este trabalho pretende explicar as mudanças na educação brasileira realizadas pelo poder vigente nas diferentes épocas do nosso período histórico. Por definição, começamos a pesquisa pelo período colonial, quando começaram as primeiras relações de um Estado (Português) com a educação da população (indígena).
Muitas mudançasocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. As principais reformas foram Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadávia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1968, 1971 e 1996.
Introdução
Nossos “bosques” têm mais vida?
Ao contrário do quediz nosso Hino Nacional, a Educação no Brasil, desde o seu descobrimento não teve o mesmo incentivo que nas demais colônias européias na América, como as espanholas. Enquanto que na América Hispânica fundaram-se diversas universidades desde 1538 (Universidade de Santo Domingo na atual República Dominicana) e 1551 (Universidade do México e Universidade de San Marcos no Peru), a primeirauniversidade brasileira foi criada em 1912 (Universidade Federal do Paraná). Assim, para entender os problemas da Educação hoje, é necessário voltar no tempo.

Período Jesuítico (1549-1759)

A educação indígena foi interrompida com a chegada dos jesuítas. Comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador. Irmão Vicentetornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.
No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em1570, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
As escolas jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar, mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, denível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.
Nesse período, os alunos eram os índios. Filhos de comerciantes e latifundiários portugueses estudavam na Europa.

Período Pombalino (1760-1808)

No momento da expulsão dosjesuítas, eles tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.
Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • Historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!