Historia da educação

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
Universidade do Contestado – UNC

Professor: Argos Gumbowsky
Acadêmicas: Angelita Domingues de Oliveira
KerolayKarpavicius
Maria Fatima Henning





Maias
Astecas









Canoinhas
2014
Astecas

O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.Era um povo guerreiro. A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador chefe do exercito. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesoes e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este osconvocava para trabalhos, templos, piramedes, entre outros.
Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagens e as chinampas (ilha de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau, etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. O artesanato era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata eartigos com pinturas.
A sustentação da economia do Império estava baseada  justamente no pagamento dos tributos  em mercadorias. A não-destruição das cidades submetidas e a manutenção relativa do poder local incluíam-se nessa lógica de arrecadação dos tributos, que variavam muito. Estima-se que,  no final do Império, Tenochtitlán recebia toneladas de milho, feijão, cacau, pimenta seca; centenas delitros de mel, milhares de fardos de algodão, manufaturados têxteis, cerâmicas, armas, além de animais, aves, perfumes, papel, etc
A posse das terras tinha uma característica muito interessante: o Estado asteca era proprietário de todas as terras e as distribuía aos templos, cidades e bairros (calpulli). Já nas cidades e bairros, a exploração da terra tinha um caráter coletivo, todo adulto tinhadireito de cultivar um pedaço de terra para sobreviver e o dever de trabalha-la. Na fase final do Império, essa relação foi se modificando, pois sacerdotes, comerciantes e chefes militares se desobrigaram de trabalhar na terra, criando uma forma de diferenciação social. 


Os sacerdotes tinham controle total sobre a educação. Escolas especiais, as calmecaes, treinavam os meninos e as meninas maiscapazes para as tarefas religiosas oficiais. As escolas para as outras crianças eram chamadas telpuchcalli, ou casas da juventude, onde se ensinavam história, tradições astecas, artesanato e normas religiosas.
A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário Maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemático e de astronomia.
Naarquitetura, construíram enormes pirâmides utilizada para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizadas em datas especificas em homenagens aos deuses, acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deus mais calmos e felizes.
A religião era politeísta, pois cultivavam diversos deuses (Deus do Sol, Lua, Trovão e Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.Deuses:
- Quetzalcóatl: O Passaro Serpente era o deus mais venerado entre os astecas, com corpo humano era o principal deus da religião asteca. Representava a vida, a vegetação, os alimentos e a força espiritual existente nos indivíduos. Também representava o planeta Vênus.
- Huitzilopochtli: Era o deus da guerra e do estado asteca.
- Tlaloc: deus da chuva que detinha o poder de produzir osrelâmpagos e trovoes. Era muito temido, pois também representava algumas doenças. Por representar a chuva era muito cultuado entre os agricultores asteca.
-Xiuhtecuhtli: deus do fogo e do calor.
- XipeTotec: deus da fertilidade.
- Acuecucyoticihuati: deusa dos mares e das águas dos rios.
- Atlacoya: deusa da seca.
- Centeotl: deus do milho (principal alimento dos astecas).
- Chalchiutotolin: deus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • historia educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!