Historia da educação

Páginas: 13 (3115 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
O ORIENTE E O MEDITERRÂNEO: MODELOS EDUCATIVOS
1 A REVOLUÇÃO DO NEOLÍTICO E A EDUCAÇÃO
Inicia-se a complexa evolução do hominídeo para o homem, que vai desde o Australopithecus, ao Pitecanthropus, com um cérebro pouco desenvolvido, mas vive imerso numa condição de fragilidade e de medo, ao homem de Neanderthal, que aperfeiçoa as armas, até o Homo sapiens, que já tem as característicasatuais. Já nessa fase, a educação dos jovens torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo. O homem primitivo, que, através da imitação, ensina ou aprende o uso das armas, a caça e a colheita, o uso da linguagem, o culto dos mortos, as técnicas de transformação e domínio do meio ambiente etc. A cultura, se “não é um fato individual, mas um fato social’’, implica transmissão social dosconhecimentos. Depois desta fase, entra-se na época do Neolítico, na qual se assiste a uma verdadeira e própria revolução cultural. Nascem as primeiras civilizações agrícolas: os grupos humanos se tornam sedentários, cultivam os campos e criam animais, aperfeiçoam e enriquecem as técnicas, cria-se uma divisão de trabalho cada vez mais nítida entre homem e mulher e um domínio sobre a mulher porparte do home. A revolução Neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho, fixa o papel-chave da família na reprodução das infras-estruturas culturais, produz o incremento dos locais de aprendizagem e de adestramento específicos. Depois, são as linguagens e as técnicas que regulam – de maneira cada vez mais separada- dos modelos da educação.
2SOCIEDADE HIDRÁULICAS E NOVOS PROBLEMAS EDUCATIVOS
Grandes sociedades hidráulicas são sociedades com forte divisão de trabalho e com nítida distinção entre as classes social, que exigem um forte controle social, tendendo portanto a desenvolver a gestão do poder na dimensão do Estado (= governo gerido pelo soberano e pela democracia administrativa, guerreira, religiosa). O advento das grandessociedades hidráulicas leva-nos, doravante, para o terreno da história, da grande história: de povos, de Estados, de culturas, de tradições. A pré-História, mesmo no aspecto mais evoluído assumido no Neolítico superior, achava-se ultrapassada. Começa a história no sentido próprio, mais dinâmica e irrequieta, da qual somos filhos diretos.
A educação também muda profundamente: ela é, ainda,transmissão de tradição e aprendizagem por imitação, mas tende a tornar-se cada vez mais independente deste modelo e a redefinir-se como processo de aprendizagem e de transformação ao mesmo tempo; liga-se cada vez mais à linguagem –primeiro oral, depois escrita-; reclama uma institucionalização desta aprendizagem num local destinado a transmitir a tradição na sua articulação de saberes diversos: a escola.3 O EXTREMO E O MÉDIO ORIENTES
Na China, a estrutura da base familiar da sociedade organizada em torno da religião dos ancestrais provoca um imobilismo que chegou quase inato até o nosso século. A estrutura da sociedade chinesa permanece profundamente tradicional: familiar, patriarcal, autoritária, sacro-burocrática, nutrida de cultura literária ou técnica. A educação também é tradicional:dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizadas em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente, nas oficinas para os artesão ou nos campos para os camponeses. A mesma coisa ocorre na Índia dominada pelas castas sociais incomunicantes e imutáveis e pela religião védica. O Japão é uma sociedade marítima e feudal ao mesmo tempo, organizada em rígidas classes sociais e porprofissões, ligada a uma religião naturalista que valoriza a submissão à natureza e à ordem social. A educação é dualista e literária, não pragmática e desenvolvida em escolas de cultura desinteressada.
4 EGITO E MESOPOTÂMIA
Os sumérios organizavam a vida social da Mesopotâmia, fundando cidades, vivendo em paz, sem política de poder e adorando deuses nos templos. A religião mesopotâmica é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • Historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!