historia da educação

Páginas: 10 (2333 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
História da educação no Brasil
Período Colonial


“Quadro La Leon de cathéchisme ou” A lição de Catecismo”, de 1890, de autoria de Jules- Alexis Muenir- Museu de Belas-Artes de Besançon
Os portugueses trouxeram um padrão de educação europeu, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíssem características próprias de se fazer educação.
Apesar de não ser possívelafirmar-se haver um processo estruturado, convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.
A educação no Brasil, como um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, é indissociável da história da Companhia de Jesus. As negociações de Dom JOÃOIII, O piedoso, justo a esta ordem missionáriacatólica pode ser considerado um marco. No período da exploração inicial, os esforços educacionais foram dirigidos aos indígenas, submetidos á chamada “catequese” promovida pelos missionários jesuítas que vinham ao novo país difundir a crença cristã entre os nativos. O padre Manuel da Nóbrega chefiou a primeira missão da ordem religiosa em 1549. Em 1759 houve a expulsão dos jesuítas (reformaspombalinas), passando a ser instituído o ensino laico e público, e os conteúdos baseiam-se nas Cartas Régias, a partir de 1772, data da implantação do ensino público oficial no Brasil (que manteve o ensino religioso nas escolas, contudo). Em 1798, ocorreu o Seminário de Olinda, por iniciativa do bispo Azevedo Coutinho que se inspirava em idéias iluministas que aprendera como aluno na Universidade deCoimbra.
Durante esses quase 300 anos da história do Brasil, o panorama não mudaria muito. A população do período colonial formada além dos nativos e dos colonizadores brancos tivera o acréscimo da numerosa mão de obra escrava oriunda da África. Mas os escravos negros não conseguiram qualquer direito á educação e os homens brancos (as mulheres estavam excluídas) estudavam nos colégios religiosos ou iampara a Europa. Apenas os mulatos procuravam a escola, o que provocou incidentes tais como o da “questão dos moços pardos” em 1689: Os colégios de jesuítas negavam as matriculas de mestiços, mas tiveram que ceder tendo em vista os subsídios de “escolas públicas” que recebiam.
Família Real
Fachada da Academia Imperial de Belas-Artes projetadas por Montigny, retratos de1891. O prédio foi demolidoem 1938.
Não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da família real nos inícios do SÉCULOSXVIII permitiu uma nova ruptura com situação anterior. Para preparar terreno para suas estadias no Brasil Dom João VI abriu Academias Militares (Academia Real da Marinha (1808), Academias Real (1810), Escolas de Medicinas (a partir de 1808, na Bahia e no RioJaneiro), Museu Real (1818), a Biblioteca Real (1810), o Jardim Botânico (1810) e, sua iniciativa mais marcante em termos mudança, a Imprensa Régia (1810). Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente “descoberto” e a nossa história passou a ter uma complexidade maior. Em 1816 foram convidados artistas franceses (“Missão Artística Francesa”) como Le Breton, De Bret, Taunay, Montgny que influenciariam acriação da Escola Nacional de Belas Artes.
A educação , no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que em 1538 já existia a Universidade de São Domingos e em 1551 os do México e a de Lima. A Universidade Federal do Amazonas, considerada a mais antiga universidade brasileira, foi fundada em 1909. AUSP de São Paulo surgiu apenas em 1934.

Império
Colégio Pedro II em 1856
Em 1822, havia propostas para a Educação na Assembléia Constituinte (inspiradas nos ideais da Revolução Francesa), mas a sua dissolução por Dom Pedro1 adiaria qualquer iniciativa no sentido de estruturar-se uma política nacional de educação. A Constituição de 1824 manteve o principio da liberdade de ensino, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • Historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!