Historia da educação

Páginas: 8 (1819 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
1. Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=gWCO2LMwhmM
e assista o vídeo. Em seguida elabore uma síntese (resumo) com base nas imagens e palavras chaves apresentadas no vídeo e relacionadas ao contexto da Idade Média contempladas no livro didático, no que diz respeito à religião predominante e a sua concepção principal, a ordem social, a estrutura social, as formas de educação existentesneste período e explicando de forma resumida cada uma dessas formas, a causa do surgimento das escolas não religiosas e o surgimento das universidades.
(2,5 pontos).
Na Idade Média a religião predominante era o catolicismo, e nesse período a Igreja exercia uma forte influência sobre toda a sociedade, que era basicamente a classe dos nobres (a nobreza e os senhores feudais), a classe dos servos(povo em geral) e o clero (os religiosos que podiam ser oriundos tanto da nobreza quanto do povo). A função principal da nobreza era proteger as suas propriedades e o seu povo, enfim era a classe guerreira, seus títulos de nobreza eram hereditários. O povo era quem trabalhava na produção das propriedades dos nobres e da Igreja, sendo constituído na sua maioria por servos. O clero representavaos religiosos.
A educação na época da Idade Média (feudalismo) era mediada pela fé, e também era para poucos, ficando restrita a alguns membros do clero e da nobreza. Neste período não houve praticamente nenhuma evolução científica, pois a única coisa que se ensinava era o que estava nas escrituras, e o que eles aprendiam eram basicamente aprender a ler e escrever para poder copiar as escrituras.O clero tinha a função de através de seus conhecimentos das escrituras converter o povo ao cristianismo. As pessoas que não se convertiam estavam sujeitas a severas punições pela Santa Inquisição, pois eram considerados Hereges.As pessoas que porventura cometessem algum tipo de pecado tinham a possibilidade de comprar o perdão e o indulto da Igreja.
As formas de educação ministradas na épocanem sempre eram letradas, pois muitas baseavam-se sobretudo na prática, e eram voltadas para o aprendizado dos mais diferentes ofícios tais como: alfaiataria, ferraria, construção, etc...
Outra forma de educação da época foi a escolástica que tinha intenção de explicar a fé cristã de maneira mais racional possível. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais,divididas em trívio (gramática, retórica, dialética) e quadrívio (aritimética, geometria, astronomia e música). Um dos expoentes da escolástica medieval foi o Santo São Tomas de Aquino, tendo seu apogeu no século XIII.
Existia também a educação voltada para os cavaleiros que recebiam uma educação diferenciada. Eles eram oriundos dos nobres, e eram ensinados para se transformar em soldados comhabilidades no manejo de armas. Era importante também aprender sobre caça e guerra, mas também o ensino religioso, pois nada escapava do domínio da Igreja. Aprendiam a desenvolver virtudes como honra, fidelidade, coragem, fé e cortesia e eram submetidos a um código de honra e uma severa disciplina. O cavaleiro deveria ser destemido, virtuoso, voraz, cortez e galante, fiel a Deus, a Igreja e ao seu rei.Deveria proteger os velhos, os fracos e os humildes.
Com o final do feudalismo e início das atividades comerciais na Europa surgiu a necessidade de uma educação não mais ligada a questões religiosas ou cavalarescas, pois com a classe dos comerciantes foi necessário um tipo de educação que ajudasse na administração dos negócios, como a leitura, escrita e o cálculo, tornando-se essencias. No inícioeles utilizavam as escolas monacais e catedrais, mas com o passar do tempo surgiram escolas não religiosas chamadas de seculares, ou , ainda, leigas. Nessas escolas o latim que até então era a língua oficial, aos poucos era substituído pelas línguas de cada região. Algumas dessas escolas eram itinerantes e podiam funcionar nas casas dos professores, nas portas das Igrejas ou nas ruas. Mulheres e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e Historia da Educação
  • História da educação e história cultural
  • Papel da História e da História da Educação
  • historia da educação
  • História da Educação
  • Historia da educação
  • historia da educação
  • Historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!