Historia da educação e da pedagogia

Páginas: 14 (3406 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA


MEMORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Prof. Lindolfo A. Martelli

Cuiabá/MT
Abril de 2013

ACADEMICOS
Dussemaia Holanda dos Santos RA 398607 dussem@hotmail.com
Lucilene Donizete Pirani Mendonça RA 403632 lucilene_mendonca@hotmail.com
Marly da Costa Almeida RA375807 lynadmg@hotmail.com
Vanessa Ribeiro de Abreu RA 404281 vanessaabreu03@hotmail.com

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Historia da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor a distância Prof. Lindolfo A. Martelli.

Cuiabá/MT
Abril de 2013
A História da Educação e da Pedagogia, “Somos feitos de Tempo?”.

AMemória, no sentido primeiro da expressão, é a presença do passado. A memória é uma construção psíquica e intelectual que acarreta de fato uma representação seletiva do passado, que nunca é somente aquela do indivíduo, mas de um indivíduo inserido num contexto familiar, social, nacional. Na perspectiva de Maurice Halbwachs (1877-1945), toda memória é “coletiva”. Ou ainda, conforme Henry Rousso,
“seuatributo mais imediato é garantir a continuidade do tempo e permitir resistir à alteridade, ao ‘tempo que muda’, as rupturas que são o destino de toda vida humana; em suma, ela constitui – eis uma banalidade – um elemento essencial da identidade, da percepção de si e dos outros”. (ROUSSO, 1998, pp.94-95).
A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dosacontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares. Os gregos antigos fizeram da Memória uma deusa, de nome Mnemosine. Ela era a mãe das nove musas procriadas no curso de nove noites passadas com Zeus. Mnemosine lembrava aos homens a recordação dos heróis e dos seus grandes feitos, preside a poesia lírica. Deste modo, o poeta era um homem possuído pela memória, um adivinho dopassado, a testemunha inspirada nos “tempos antigos”, da idade heroica e, por isso, da idade das origens. Portanto, na mitologia grega, as musas dominavam a ciência universal e inspiravam as chamadas artes liberais. As últimas três décadas do século XX foram marcadas, entre inúmeras outras transformações ocorridas na História, por uma reavaliação das complexas relações que vinculam e que separam ahistória e a memória. Lembrar o passado e escrever sobre ele não se apresenta como as atividades inocentes que julgávamos até bem pouco tempo atrás. Tanto as histórias quanto as memórias não mais parecem ser objetivas. Num caso como no outro, os historiadores aprenderam a considerar fenômenos com a seleção consciente ou inconsciente, a interpretação e a distorção. Muitos estudos históricos recentestratam a memória não como produto coletivo, mas de grupos sociais. Sob essa ótica, existiriam “memórias sociais” dos senadores romanos, dos mandarins chineses, dos monges beneditinos, dos professores universitários, etc. Por outro lado, tornou-se um lugar comum na historiografia contemporânea sustentar que os amantes de Clio, em diferentes épocas e lugares, consideraram diversos aspectos dopassado como memoráveis (batalhas, política, religião, economia) e apresentaram o passado de maneiras muitos distintas, concentrando-se em fatos ou estruturas, em grandes personagens ou pessoas comuns, conforme o ponto de vista do seu grupo social. (BURKE, 2000).
A Origem da Educação Escolar no Brasil - A ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

Entre os jesuítas, areligião visa a introduzir o cristão nas leis da moralidade pública. Assim grandes campanhas escolares e missionárias da Igreja, durante o século XVII, são bem conhecidas: visam especialmente as “regiões” geográficas, sociais, culturais, deixadas sem cultivo até então. “Uma unidade nacional é então promovida e delimitada pela aquisição, inicialmente catequética, do conhecimento”. O ‘resto’ será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • História da educação e da pedagogia
  • a historia da educação e pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!