Historia da educação e da pedagogia

Páginas: 19 (4739 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Universidade Anhanguera

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS



Unidade de Ensino: Tatuapé
Curso: Pedagogia
Disciplina: Libras
Tutor a Distância: Maria Madalena Rocho
Tutor Presencial: Tatiana Oliveira Alves da Silva
Data entrega: 27/11/2012

São Paulo, 2012
Sumário

Introdução 01

1. Temática da Surdez 02
2.1 Aspectos médicos 03
2.2 Cultura e IdentidadeSurda 04
2. Um Olhar Sobre as Diferenças 05
3. Perspectiva de Meu Nome É Jonas 06
3.1 Perspectivas de Menino Selvagem 08
4. Educação infantil: Brincar, aprender e respeitar as diferenças 09
5.3 Jogos 10
5. Método Global – Atividades Planejadas 11
6. Considerações e Percepções 13
7. Considerações Finais 14
8. ReferênciasBibliográficas 16
9. Anexos 17

Introdução

Atualmente a educação de alunos surdos tem sido muito discutida entre a educação inclusiva e educação bilíngüe. O portador de necessidades especiais enfrenta varias barreiras da comunicação e para sua própria comunicação. Para que essas barreiras sejam alcançadas é necessário que o aluno com necessidade auditiva em primeiro lugar seja alfabetizadoem libras, que é a língua brasileira de sinais.
A escolarização da criança surda foi se adaptando e reorganizando conforme o tempo em função dos avanços e mudanças que só melhoram com escolarização dos surdos.
Libras é a principal porta de acesso do aluno surdo na sociedade, é ela quem irá fazer com que ele comece a ver e entender o mundo e o que se passa nele, assim podendo teruma vida normal como a de pessoas ouvintes.
A superação dessas desigualdades que os portadores de necessidades auditivas enfrentam só poderá ser atingida se a escola se reorganizar, visando promover o intercambio entre as duas culturas: surda e ouvintes.
Dessa forma para que o aluno possa se socializar e entrar em contato, ele precisa saber libras, porque através das libras e de seussignos e sinais eles poderão mostrar o que querem expor e o que pensam.
Os professores devem estar capacitados e interessados no desenvolver desses alunos, para isso é preciso que eles estudem sobre a língua de sinais e aprendam, para que haja comunicação de ambas as partes.

1
1. Temática – Surdez

A vida dos surdos está profundamente marcada pelo mundo ouvinte, tanto familiar comono escolar. Seu povo, língua e cultura têm sido apagados e silenciados por motivos discriminatórios e excludentes. Mas é verdade também que há ouvintes que ajudam a causa surda.
Estes se encontram em uma situação de despreparo, pois além do desafio educacional em si, há que se lidar com a falta de conhecimento na língua de sinais: a Libras. A realidade, de uma forma geral, está despreparada emdiversos aspectos: falta de contextos e profissionais preparados para o ensino das Libras, carência de referencial teórico, falta de materiais e subsídios didático-pedagógicos.
É partindo desta realidade, que se busca promover um espaço dentro da sociedade para o ensino de Libras e da cultura surda para professores ouvintes que não dispõem de conhecimento e/ou proficiência na língua de sinais paraatender eventuais alunos surdos em contextos educacionais no ensino das disciplinas do currículo escolar. Em casos de algumas escolas, há a presença de intérpretes, mas estes também não tiveram a formação adequada e fazem o que podem para diminuir a barreira de comunicação, ou ainda nem sempre dominam todo o vocabulário lingüístico referente às disciplinas. Os professores, por sua vez, raramentesabem ou conhecem a LIBRAS. Então a educação dos surdos, dado a barreira lingüística, tem sempre sido relegada a último plano, pois os profissionais hoje formados estão, na sua grande maioria, despreparados para atendê-los na língua de sinais.
É neste sentido que o oferecimento de aulas de Libras e de palestras relacionadas à área da surdez, em forma de extensão, estaria fortalecendo as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • História da educação e da pedagogia
  • a historia da educação e pedagogia
  • Historia da educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!