Historia da Educação e da Pedagogia

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013

Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância


PEDAGOGIA


História da Educação e da Pedagogia



Tutor presencial, Rute Keller Ferreira.
Tutor à distância: Josefina Alves Ribeiro de Mendonça.


Suzana Machado da Silva de Freitas - RA 349294
Vanderleia Tatiani Reichert – RA 35777






TAQUARA, RS/2012

INTRODUÇÃONo século XX foi um período de mudanças significativas e também ricas em mudanças educacionais.
Antigamente a Educação era restrita aos homens, hoje é liderada pelas mulheres que cada vez mais garantem um lugar de destaque na sociedade. Vemos com o passar dos anos a inclusão do deficiente físico e mental e das raças que até então eram excluídas.
Conforme o crescimento do Brasil reforçou aexigência da escola pública, gratuita e obrigatória. No século XIX reafirmadas no século XX foram então criada três níveis de ensino fundamental, secundário e superior.
Com treinamento para professores e modernização das escolas, para que o aluno possa enfrentar os desafios.
A escola nova surgiu para amenizar a rigidez da escola tradicional e atender as expectativas da revolução industrial, queeducava para a liberdade, para um pensamento crítico. Mas temos uma grande conquista, há um número grande de analfabetos frequentando escola, possibilitando um Brasil melhor sem analfabetismo no futuro.
Enfim deve-se haver sempre a consciência de que pais e educadores devem unir forças, pois são mentores do aluno de hoje que será a continuar da sociedade de amanhã.














SOMOSFEITOS DE TEMPO
Cada geração tem a herança cultural dos antepassados, estabelecem projetos de mudança, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Com a história da educação, construímos maneiras que os povos passam sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. É indispensável que o educador consciente ecrítico, que seja capaz de compreender sua atuação e ruptura em relação aos seus antecessores, de maneira intencional e não intuitiva e ao acaso. A história surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos, da seleção e da construção dos fatos e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
A história da educação trata-se da abordagem científica de recortes darealidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. As questões de educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade.

Segundo: Durkheim:
“A educação é uma prática reclamada pela sociedade em seu conjunto e peloambiente particular em que a criança se encerra.”
(DURKHEIM, Emile (1978))

Para o autor não existiria um modelo único de educação, um modelo ideal, apropriado por todos os homens. Ao contrário, nestas reflexões chama atenção para o fato de que a educação é uma prática histórica e social, obedece aos limites culturais e as demandas sociais de seu tempo.
BernardCharlot (2000:54), em seu livro Da Relação com o Saber, contribui para melhor circunstanciar o sentido da palavra educação.
Para ele, “Educação é uma produção de si por si mesmo, mas esta autoprodução só é possível pela mediação do outro e com sua ajuda. Ninguém poderá educar-me se eu não consentir, de alguma maneira, se eu não colaborar. Inversamente, porém eu só posso educar-me numa troca com osoutros e com o mundo; a educação é impossível, se a criança não encontra no mundo o que lhe permite construir-se.”

As ideias de Durkheim, Charlot aponta alguns elementos importantes do ato de educar que interessam para o desenvolvimento da reflexão. O primeiro se refere à participação ativa do sujeito em sua démarche educativa desencadeada pelo coletivo.
Após, enfatiza a motivação, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • História da educação e da pedagogia
  • a historia da educação e pedagogia
  • Historia da educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!